Pindamonhangaba antecipa segunda dose da vacinação contra Covid-19 em profissionais de saúde

A vacinação começa nesta sexta-feira (23), no shopping Pátio Pinda


A segunda dose da vacinação contra Covid-19 em profissionais de saúde, foi antecipada em Pindamonhangaba, para esta sexta-feira (23). Este grupo será vacinado somente no Shopping Pátio Pinda, a partir das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.

Com a antecipação, os profissionais que receberam a primeira dose dia 29 de janeiro, agora devem receber a segunda dia 23 de abril; quem tomou vacina dia 1 de fevereiro agora será dia 26 de abril; 2 de fevereiro em 27 de abril; 3 de fevereiro em 28 de abril; 4 de fevereiro em 29 de abril; 5 de fevereiro em 30 de abril e 8 de fevereiro em 3 de maio.

As novas datas estão dentro do período de maior eficácia do imunizante, e, portanto, as pessoas devem seguir o chamado para a vacinação e não a data que consta na carteirinha.

Durante vacinação contra Covid-19 no shopping, o local deixa temporariamente de receber a imunização contra influenza. Caso tenha que ser prorrogada por alguns dias a aplicação da segunda dose contra Covid-19, o shopping permanecerá recebendo apenas o público referente à imunização contra coronavírus.

E em virtude da vacinação contra Covid-19, o público que estão sendo imunizados contra a influenza, devem ficar atentos às recomendações do Ministério da Saúde..

Desta forma, é recomendado que as pessoas que estão recebendo doses da Coronavac/Butantan, não recebam a vacina contra influenza entre a primeira e a segunda dose contra Covid-19, pois esse intervalo é de até 28 dias e portando pode não respeitar o período recomendado de 14 dias entre a vacina contra um vírus e outro.

Assim, esse grupo poderá receber a vacina contra influenza 14 dias antes da primeira dose contra coronavírus ou 14 dias após a segunda dose.

No caso das pessoas que estão sendo imunizadas contra Covid-19 com a AstraZeneca/Oxford/FioCruz, que possui um intervalo médio de 3 meses, é perfeitamente possível ser vacinado contra influenza entre a primeira e a segunda dose contra coronavírus, pois o período mínimo de 14 dias entre um tipo de vacina e outro seria respeitado.