Pindamonhangaba debate melhorias no SUS em Congresso Estadual de Saúde

Ana Claudia Macedo declarou que a participação de Pindamonhangaba é fundamental para a melhora nos serviços oferecidos à população


Uma equipe de Pindamonhangaba participou do 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo "Dr. Sebastião de Moraes" (COSEMSP), entre os dias 15 e 17 de março, em São Pedro.

A secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo, disse que a participação de uma comitiva de Pindamonhangaba é fundamental para a melhora dos serviços oferecidos à população, bem como gestão de todos os procedimentos. Ana Claudia explicou que cada um dos representantes do município participou de cursos voltados a melhoria das políticas públicas de saúde.

Dentre os temas debatidos e com representantes de Pindamonhangaba estavam: contratação de serviços no SUS (Sistema Único de Saúde); desafios, processo de trabalho e de gestão da atenção básica; dispositivos da regulação assistencial; gestão dos fundos municipais e parâmetros de transferência federais e estaduais; planejamento na gestão municipal; sistemas de informação do SUS; saúde mental, álcool e drogas; saúde mental mental de crianças e adolescentes; consórcios intermunicipais de saúde; atenção especial a pessoas e grupos em situações de vunerabilidade; judicializando da saúde com responsabilidade e soluções; matriciamento como estratégia para a produção do trabalho em rede; participação social na conjuntura do SUS, dentre outros.

O Congresso contou ainda com a participação do secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva, representantes do Ministério da Saúde, de órgãos reguladores e de dezenas de autoridades de saúde do Brasil, "permitindo networking e possibilidade de discutir situações que ocorrem de maneira semelhante em várias cidades, e avaliar o que cada uma faz para melhorar a gestão dos serviços oferecidos", afirmou Ana Claudia.

Ela ressaltou que "os participantes ainda puderam ouvir os palestrantes sobre o financiamento tripartite do SUS, como caráter solidário e o atendimento às necessidades de saúde, além de detalhes das funções do SUS, que completa 35 anos de existência".

A secretária informou que Pindamonhangaba também inscreveu no Congresso oito trabalhos desenvolvidos para a 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e para o 12º Prêmio David Capistrano. "Os trabalhos representam o reconhecimento do mérito dos servidores envolvidos e são incentivos às experiências transformadoras na gestão municipal do Sistema Único de Saúde. Ficamos muito honrados em termos sido destaque com nossas ações perante todo o Estado", avaliou Ana Claudia.

Além dela, a comitiva de Pindamonhangaba foi composta por outros servidores da Saúde, cada um de uma área de atuação: Silvia Mendes de Almeida (secretária adjunta), diretoras Regiane Ferreira de Carvalho Lúcio (administrativo e financeiro), Gislaine da Silva Costa (urgência e emergência), Luciana dos Santos Cruz (atenção básica), e das gerentes de unidade Graziele Monteiro, Marlla Dônola e Caroline Rosolem.

Secretária de Pinda é eleita presidente de comissão eleitoral do Conselho

A Secretária de Saúde de Pindamonhangaba, Ana Cláudia Macedo, foi nomeada para presidir a Comissão Eleitoral da mesa diretora do COSEMSP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo) para o biênio 2023-2024 e eleita titular do Conselho Fiscal do órgão para o período 2023-2025, efetivando a participação do município de forma ainda mais ativa junto às políticas públicas de saúde do Estado de São Paulo.

 

*com informações da Prefeitura de Pindamonhangaba.