Pindamonhangaba inova em tecnologia no atendimento médico

Com o objetivo de colaborar para que a população fique em casa, os médicos da rede estão realizando a consulta através de vídeo


A Prefeitura de Pindamonhangaba está inovando no uso de tecnologia no atendimento médico a pacientes da rede pública com a telemedicina.

"A iniciativa desenhada pelo Departamento de Tecnologia da Informação visa alavancar a Saúde, implantando uma Prefeitura sem fronteiras, usando processos eletrônicos, tecnologia de voz e vídeo digitais", cita o secretário Adjunto de Administração, Danilo Velloso.

A Prefeitura iniciou, na última semana, esse procedimento com médicos realizando atendimento via telefone e a população está aprovando essa ação. O atendimento está sendo realizado para os pacientes que estavam com consultas novas e urgentes, bem como com retorno médico agendado.

Os médicos entram em contato com os pacientes pelo telefone móvel cadastrado pelo munícipe em sua ficha médica. As consultas são agendadas para pacientes que já estavam com a marcação de especialidade solicitada. Na consulta, os médicos podem fazer receitas, fornecer atestados e relatórios, sempre que necessário e conforme a conduta do médico.

As consultas são realizadas a partir do Centro de Especialidades Médicas - onde estão os prontuários. Nas unidades de saúdes dos bairros do município, os médicos da Atenção Básica também estão realizando a teleconsulta.

A partir da próxima semana, estará disponível o contato por vídeo com os médicos, sendo necessário que o munícipe tenha o aplicativo Whatsapp, para realizar a chamada.

Santa Casa - Em Pindamonhangaba, outra ação interessante vem sendo realizada pela Santa Casa de Misericórdia, que utiliza a tecnologia para transmitir aos familiares de pacientes com Covid-19 as informações sobre o boletim médico de cada um.