Pindamonhangaba promove campanha pela saúde mental e luta antimanicomial

Ação é promovida Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba


Intitulada "De perto Ninguém é Normal", a campanha conta com exposição de pinturas e trabalhos artísticos produzidos por pacientes psiquiátricos dos três Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Pindamonhangaba, incluindo Caps AD, que usam a arte como parte do tratamento. A exposição pode ser vista no Shopping Pátio Pinda, em frente à loja Riachuelo, até o dia 16 de maio. 

As peças artísticas foram produzidas por pacientes dependentes químicos, pacientes com transtornos mentais severos, adultos e crianças. No dia 18 (Dia da Luta Antimanicomial) haverá Noite Cultural, com exposição de arte e roda de conversa, às 18h30, na Fasc (Praça Barão do Rio Branco, 59, Centro), com entrada franca, aberto a todos os interessados pelo tema.

A articuladora de Saúde Mental de Pindamonhangaba, Caroline Alen Rosolem, explicou que "os pacientes psiquiátricos, ao serem envolvidos em um ambiente de afeto, podem, por meio da arte, refletir o seu mundo interior. Além disso, a iniciativa possibilita a reinserção social por meio da arte. Mesmo em pacientes que nunca tiveram contato com produção artística, percebemos um ganho rápido e eficiente em autoestima, sociabilidade e até mesmo uma melhora expressiva nos seus quadros clínicos", avaliou.

Ela ressaltou que a luta antimanicomial "é uma forma de combater as internações de longa permanência a pacientes com transtornos mentais, buscando um modelo mais humanizado de tratamento", finalizou.

 

Fonte: Prefeitura de Pindamonhangaba.