Plantas no ambiente de trabalho melhoram humor e produtividade

Além de bonitas, ter verde no espaço de trabalho ajuda na absorção de poluentes e torna o local mais aconchegante


Um ambiente de trabalho pensado de maneira cuidadosa faz toda a diferença no dia a dia, ajudando a equilibrar o humor durante o expediente, quando é normal se deparar com situações estressantes e momentos intensos. Pequenos detalhes, como a presença de plantas, já fazem muita diferença, trazendo vantagens como o aumento da produtividade e da qualidade de vida durante as horas de trabalho.

Várias pesquisas já comprovaram os benefícios das plantas para a saúde, mas um estudo feito pela Nasa mostrou que esses pontos positivos também podem ser aproveitados em outras áreas, como durante o trabalho. Os resultados da pesquisa mostraram que as plantas são capazes de absorver os poluentes e assumir a função de um filtro, devolvendo parte da água absorvida e aumentando a umidade do ar. A consequência são profissionais 15% mais produtivos.

Além das questões técnicas, as plantas têm o poder de fazer as pessoas se sentirem bem, muito por conta do tom verde, que dá a sensação de otimismo e esperança, ao mesmo tempo em que tornam o ambiente mais aconchegante. Fazer pausas para regar e podar as plantas, mesmo que durante alguns minutos no intervalo de trabalho, serve como um momento de relaxamento e descanso para a mente, focando em uma atividade que divide os períodos de produção e reduzindo o nível de estresse.

É possível procurar a espécie que melhor se adeque ao ambiente em floriculturas em Campo Limpo, Embu das Artes e outras cidades de São Paulo, assim como em vários outros distritos e capitais do país. É necessário ficar atento, entretanto, pois as espécies encontradas podem variar de acordo com a localidade. Entre as melhores espécies para se ter no ambiente de trabalho estão o cacto, a espada-de-são-jorge, as suculentas e o bambu.

Cuidado na decoração

Além das plantas, outros fatores podem ajudar a melhorar o clima no ambiente de trabalho. Claro, tudo depende da liberdade do funcionário em modificar seu espaço, o que fica mais simples caso o colaborador esteja trabalhando de forma remota. Ainda assim, mesmo dentro do escritório, é possível fazer algumas mudanças para tornar o expediente mais agradável e produtivo.

O primeiro passo é garantir o equipamento de trabalho adequado, como mesa e cadeira anatômicas, tela do computador na altura ideal e teclado confortável, diminuindo a chance de problemas de saúde e dores no corpo após várias horas executando uma atividade repetida. Além disso, o espaço precisa estar bem iluminado e permitir a circulação de ar.

Acrescentar objetos pessoais à decoração, como um porta-retrato na mesa de trabalho ou outros elementos descontraídos, também é positivo, dando um toque íntimo para um espaço que, muitas vezes, pode ser demasiado impessoal.