Policiais Militares apoiam campanha de doação de sangue

No Brasil o índice de doação ainda não chega a 2%


Anualmente em 25 de novembro, comemora-se o Dia Do Doador Voluntário de Sangue, tanto no Brasil, quanto no mundo todo. O objetivo é reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doares e fidelizar os que já são doadores.

O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo e não pode ser substituído por nenhum outro líquido. Por este motivo a doação é tão importante.

Os policiais militares do 23ºBPM/I são doadores e incentivadores, DOAR sangue é um gesto de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue.

O dia do doador de sangue foi estabelecido através do Decreto 53.988, de 30 de junho de 1964, assinada pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de novembro, data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue, como a data oficial do doador de sangue no Brasil.

Índices

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante os feriados e as férias, períodos em quem os hemocentros operam com menos que o mínimo necessário.

Para saber mais, acesse o site do hemocentro AQUI, ou ligue 0800 979 6049.

 

fonte: PM e Fiocruz