Na última sexta-feira (13) a Prefeitura de Pindamonhangaba realizou um encontro para a implantação do Comitê de enfrentamento ao coronavírus, que acompanha as orientações do Ministério de Saúde e Governo do Estado de São Paulo. No sábado o comitê divulgou as seguintes definições que foram estabelecidas.
Secretaria de Saúde disponibilizará membros da sua equipe para orientar os munícipes quanto ao fluxo de atendimento diferenciado, estuda a viabilidade na implantação na entrega de remédios delivery para o público (Idosos/Comorbidades) com a finalidade de evitar a circulação desta população mais suscetível.
Além do risco do Covid-19, os índices de dengue e gripe estão elevados. Por isso é pedido que só procure o Pronto-Socorro em caso de real urgência, especialmente quando o sintoma estiver associado à febre.
Somente utilize o PS em caso extrema necessidade e urgência.
A Secretaria de Educação seguirá as orientações do Governo do Estado de São Paulo, na suspensão das aulas gradualmente; 16 a 20 de março terão atividades normalmente, em especial, com orientação aos pais e alunos desestimulando a presença dos alunos sem considerar as faltas e suspendendo as aulas a partir de 23 de março.
Secretarias de Saúde e de Assistência Social já mapearam instituições de longa permanência e desenvolvem ações tais como adoção de etiqueta respiratória, limpeza de superfície, locais arejadas e aplicação de vacina contra a influenza partir do dia 23/03/2020 para proteger os idosos e seu relacionamento com o setor público.
A Secretaria de Administração através do Departamento de Atenção ao Servidor já realizou levantamento na aquisição de álcool gel, álcool para limpeza de superfície, sabão e papel toalha para reforçar os estoques.
As secretarias de Esporte e de Cultura e Turismo informam que suas ações e programação estão mantidas limitando à permanência de no máximo 500 pessoas por vez em cada atividade. Propostas de agendamento de eventos e programas futuros estão suspensos e fora de cogitação.
A Prefeitura de Pindamonhangaba informa ainda que continuará monitorando e acompanhando a evolução do coronavírus e ressalta que não há casos confirmados no município e que aguarda o resultado do caso suspeito.