Prefeitura de São Sebastião lança campanha contra aglomeração

Fiscalizações continuam de Costa Norte à Costa Sul do município


A Prefeitura de São Sebastião inicia campanha de conscientização para inibir a realização de eventos e situações que possam gerar aglomeração. A ação é mais uma medida de enfrentamento ao coronavírus neste período de alta temporada. 

A comunicação visa ressaltar as medidas de proteção individual, e de alertar quanto à necessidade da responsabilidade do cidadão consciente. Também buscar reiterar que a realização de festas, shows e eventos estão proibidos no município. A recomendação segue os protocolos sanitários e visa a manutenção de vidas neste momento de pandemia.

O Governo Municipal atua em ações de fiscalização, com agentes do setor de Fiscalização de Posturas, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar de Costa Norte à Costa Sul do município.

No início do mês, seguindo instruções do Ministério Público Estadual, que proíbe a realização de eventos com aglomeração para garantir a segurança, a saúde e a prevenção contra o novo coronavírus, a Prefeitura realizou o fechamento de uma casa noturna no bairro de Cambury, na Costa Sul da cidade.

O local vinha anunciando, pelas redes sociais, a realização de um show com a estimativa de participação de pelo menos 1,5 mil pessoas.

Maresias

Uma das mais famosas casas de eventos do bairro também chegou a ser lacrada por desrespeito ao decreto municipal que proíbe o funcionamento desses locais.

Rua da Praia

Uma tabacaria foi fechada em ação conjunta com a Vigilância Sanitária, já que o espaço não possuía alvará de funcionamento.

Desde o início da pandemia, São Sebastião se tornou referência na liderança de isolamento social no estado de São Paulo e é a cidade com a maior taxa de testagem rápida de coronavírus no país. Até o momento, 26% da população sebastianense já foi testada - mais de 23 mil pessoas.

No início do mês, o prefeito Felipe Augusto (PSDB) suspendeu toda a programação de verão de 2020, a queima de fogos na virada do ano e o Carnaval de 2021. 

A Administração Municipal irá manter a fiscalização nas praias e as ações de bloqueios sanitários nas entradas da cidade com o objetivo de monitorar e orientar aos turistas e banhistas sobre a prevenção e importância do isolamento social, o uso de máscaras em locais públicos e o combate à pandemia. 

A participação da população é fundamental para o cumprimento dos protocolos sanitários e também nas denúncias de abusos e irregularidades como a realização de festas, reuniões e aglomerações. As queixas devem ser feitas para a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal por meio dos telefones 190 e 153.