Prefeitura de São Sebastião promove programação especial em homenagem a doulas voluntárias

Ação acontece por meio do Centro Gestacional Harmonia para Vida, vinculado à Fundação de Saúde Pública (FSPSS)


A Prefeitura de São Sebastião realizou uma programação especial para essas especialistas que atuam no bem-estar e segurança de mulheres, bebês e de suas famílias, profissionais reconhecidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no sábado (18), Dia da Doula.

Com a participação de 12 doulas, o dia começou com café da manhã e seguiu com duas palestras: "A Importância da Doula", ministrada por Carla Bruço, idealiazadora e coordenadora do Centro Gestacional Harmonia para Vida, e Laura Uplinger, vice-presidente da Associação Nacional para Educação Pré-Natal (ANEP), psicóloga e especialista em concepção, perinatal e maternidade; e "Amor na Individualização", por Adolfo Leite, executivo da área de Recursos Humanos. Também houve a confecção de tiaras com flores naturais, em uma dinâmica de grupo, e a Dança Circular Sagrada, no período da tarde.

Graças à sua experiência como enfermeira obstetra, doula e consultora de amamentação, Carla sabe da importância da prática do parto humanizado e a atuação dessa especialista durante todo o processo.

"A doula auxilia do pré ao pós-parto, com mais entrega, leveza e conhecimento. Proporciona conforto com massagens e apoio emocional. Ajuda também no suporte à amamentação, à nutrição da puérpera e na organização da casa. Parabéns a todas as doulas que fazem a diferença no gestar e nascer para uma humanidade mais fraterna, plena e feliz", comentou Carla Bruço em homenagem.

Em São Sebastião, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, o Centro Gestacional Harmonia para Vida conseguiu promover uma série de atividades respeitando os protocolos sanitários:

- Três cursos de Formação de Doulas Voluntárias;

- 1º Curso de Formação de Doulas Voluntárias Pós-Parto;

- Formação da primeira doula indígena do Brasil, que dá suporte às gestantes da Aldeia Indígena Rio Silveiras, em Boraceia;

- Ação de incentivo à amamentação, voltada a gestantes, mamães e bebês, também transmitida on-line para evitar aglomerações,

- Comemoração do Dia da Gestante, em 15 de agosto, com o "Chá de Bênçãos";

- Atividades semanais como arteterapia, dança do ventre, yoga, Pilates, orientação nutricional, Reiki, Shantala, Quick Massage e apoio psicológico para mamães e bebês.

"A meta para 2022, além da promoção de mais atividades, é dar consultoria para essas doulas formadas pelo Centro Gestacional e ampliar a sua atuação em nossa maternidade", explica Carla.

Referência mundial

O Centro Gestacional Harmonia para a Vida é o primeiro do mundo a oferecer, em um espaço idealizado especialmente para a gestante, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), previstas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). São recursos terapêuticos como yoga, massagem, medicina tradicional chinesa, arteterapia, biodança, meditação, reiki, shantala, aromaterapia, apoio psicológico e outras terapias e técnicas que promovem o bem-estar e a saúde das futuras mamães.

Localizado na Avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), no Centro Histórico, o Centro Gestacional Harmonia para a Vida atende cerca de 80 gestantes por mês. Para obter mais informações, entre em contato pelos telefones (12) 3892-1178 e (12) 3892-1084. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira das 07h às 17h, seguindo os protocolos sanitários como distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e utilização de álcool em gel 70%.