Prefeitura de São Sebastião realiza ação de combate à dengue em Boiçucanga

Confira mais informações


A Prefeitura de São Sebastião realizou uma ação conjunta no último sábado (24), mobilizando agentes de combate à endemias e da Defesa Civil em uma força-tarefa contra a dengue no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul do município. O objetivo foi eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre doença.

De maneira auxiliar, os agentes da Secretaria de Saúde (SESAU) realizaram uma nebulização veicular, popularmente conhecida como 'fumacê', nos pontos com maior concentração de casos positivos de dengue. Todas as regiões do município, especialmente aquelas próximas aos casos confirmados da doença irão receber a nebulização veicular.

Além do período propício para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, devido às altas temperaturas e maior incidência de chuva, há outros motivos para o município estar em alerta: o aumento de casos positivos de dengue no sudeste do Estado, especialmente do sorotipo 3, conhecido por sua capacidade de causar sintomas mais graves e, em alguns casos, levar a óbito.

Até o momento, São Sebastião registra 868 notificações e 203 casos positivos da doença, sendo 53 registrados na última semana. Todos os bairros do município apresentam casos, especialmente Juquehy, Boiçucanga, Jaraguá, Pontal da Cruz, Cambury, Itatinga e Maresias.

A diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Paluri, explica que, além das atividades de rotina dos agentes de combate à endemias, que incluem visitas às residências, eliminação de criadouros, aplicação de larvicida e nebulização, há também o monitoramento das áreas mais infestadas por meio de geoprocessamento.