Prefeitura de Taubaté divulga balanço do programa "Mulheres de peito"

Ação ofereceu atendimentos de mamografia no município


A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu do 31 de maio a 11 de junho, a Carreta da Mamografia do Programa "Mulheres de Peito", do Governo do Estado de São Paulo e divulga nesta segunda-feira (13) o balanço dos atendimentos.

A carreta, que ficou estacionada na Avenida do Povo, realizou 545 mamografias. As mulheres atendidas saíram com as imagens em mãos e estão recebendo, via internet, o laudo que será apresentado na unidade de referência de cada munícipe para serem avaliados pelo médico ginecologista. Foram atendidas mulheres a partir dos 35 anos de idade. Havendo necessidade de apresentação de pedido médico para a realização do exame para pacientes entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos.

O objetivo da ação foi ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e possibilitar um diagnóstico precoce da doença. Além disso, a Prefeitura de Taubaté disponibilizou outros serviços de saúde para a mulher. Na avenida, profissionais realizaram também: 517 aferições de pressão arterial, mais de 2.500 avaliações e orientações nutricionais, entre outros serviços como avaliação de glicemia, orientações de prevenção a DSTs e o Odonto Móvel que realizou 40 avaliações odontológicas de Prevenção ao Câncer Bucal e 9 encaminhamentos para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município.

 

Fonte: Prefeitura de Taubaté.