Prefeitura de Taubaté planeja a realização do "Mutirão da Saúde Dia e Noite"

O mutirão visa reduzir drasticamente a fila de espera por consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias


Audiência da SaúdeAudiência da Saúde (Foto : Divulgação)

Na última semana, o prefeito José Saud, autorizou a realização de mutirão de atendimento na área da saúde em Taubaté. Com isso, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taubaté, planeja o "Mutirão Taubaté Saúde Dia e Noite", que tem o objetivo de reduzir drasticamente a fila de espera por consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias.

O município conta com uma demanda reprimida há anos e que foi impactada pela pandemia. A estimativa é que cerca de 15.000 pacientes estejam aguardando por consultas com médicos especialistas, 16.400 estejam esperando por cirurgias e aproximadamente 9.000 aguardando exames no Centro de Especialidades Médicas e outros 7.000 por exames de alta complexidade. A intenção do mutirão é fazer com que até final de outubro, a população já possa ser atendida.

Serão investidos R$ 6.850.000,00 com recursos próprios e aportes financeiros dos governos do Estado e Federal. A Administração Municipal, após análise da demanda, irá promover o mutirão que atenderá as áreas de Urologia, Oftalmologia/Catarata, cirurgia geral (hérnia e vesícula) e cirurgia vascular. Além de exames como ultrassom, colonoscopia, endoscopia e atendimento para fisioterapia.

Em um outro momento, conforme a necessidade, o mutirão poderá ser ampliado atendendo outras especialidades.