O setor de estética tem crescido gradualmente ao longo dos últimos dez anos. O mercado dos procedimentos estéticos cirúrgicos, como aplicações de silicone, cirurgias bariátricas, rinoplastias, entre outros, é tema de discussão por ser muito criticado por uma categoria da comunidade médica e também incentivado por outra ala do setor.
O curioso é que, durante a pandemia, houve a expectativa de que o mercado também sofresse com a crise econômica - visto que procedimentos estéticos não estão entre os consumos essenciais -, mas, em 2020, o setor teve um faturamento superior a 2019, mesmo no período de quarentena.
Um levantamento realizado pela empresa Allergan, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), mostra que pelo menos 82% dos brasileiros têm o desejo de mudar algo esteticamente no rosto. O estudo aponta também que 58% dos entrevistados se interessam por tratamentos estéticos para mudar algum aspecto do rosto, ao passo que 24% já realizaram algum tipo de procedimento.
Em entrevista ao UOL, a doutora em psicologia pela USP Henriette Morato destaca que as mudanças físicas costumam vir em momentos de incerteza e baixa autoestima. "É meramente encontrar paliativos para ter uma pseudo dominação, controle sobre as coisas do mundo e sobre mim, uma coisa que a pandemia agora está me impedindo", diz.
Uma das razões para o aumento está ligada à recuperação dos procedimentos: uma vez que a maioria dos brasileiros passou do trabalho presencial ao remoto, dentro de casa e sem poder sair, ficou mais fácil para que a recuperação pudesse ocorrer de forma mais eficiente. Em conjunto com o repouso, as motivações também estão ligadas à saúde mental dos brasileiros e à percepção da autoestima, visto que houve um aumento considerável no número de pessoas com condições mentais prejudicadas em virtude do isolamento social.
Em 2020, os procedimentos estéticos não cirúrgicos - aplicação de botox, preenchedores faciais, sculptura, criomodelagem corporal e laser de CO² - foram as alternativas mais buscadas pelos brasileiros, principalmente por serem mais baratos, de acordo com os profissionais do setor.
Em paralelo ao consumo propriamente dito, vale destacar que os cursos de estética também sofreram um aumento considerável em 2020: houve um crescimento de 104% no volume de buscas no Google pela modalidade entre os meses de janeiro e fevereiro em comparação com o mesmo período estudado em 2019.
Além disso, dados de Big Data do Google demonstram que também houve crescimento no volume de buscas de rinoplastias, muito em virtude da divulgação dos procedimentos em redes sociais (Instagram e TikTok). O índice mostra que o aumento foi de 4.800%.
Em adição à rinoplastia, a SBCP também registrou a blefaroplastia, que é a cirurgia plástica que melhora o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, tirando rugas e bolsas de gordura - é o terceiro procedimento estético mais buscado pelos brasileiros.