Qual é a cama certa para você?


O quarto é um dos cômodos favoritos de qualquer casa. Seja pela privacidade e conforto ou pelo aconchego característico, esse espaço serve para ótimos momentos no dia a dia. Na hora de elaborar a estética do espaço, várias questões vêm à tona, mas a principal está relacionada ao tipo de cama mais adequado.

O móvel pode fazer toda a diferença em um projeto arquitetônico ou de design de interiores. Por isso, sua escolha deve ser feita de maneira criteriosa, ainda mais que o item deverá durar por algumas décadas se for bem cuidado. Confira, a seguir, os principais critérios para decidir qual é a melhor cama para o seu quarto:

1- Espaço

Há dois tipos principais que você deve conhecer: a box e a fixa. Cada uma delas pode ser incluída de acordo com o gosto do proprietário, mas a questão do espaço será fundamental antes de bater o martelo.

A cama box é mais enxuta e já vem com o colchão. Também pode servir como baú para otimizar os espaços menores. Já uma cama fixa tradicional pode chegar a ter mais de 3 metros de largura. Os tamanhos variam de acordo com a opção: solteiro, casal, queen size ou king size.

2- Estilo

É possível garantir estilo ao espaço com qualquer uma das opções mencionadas. A fixa, por exemplo, pode ter uma estrutura de ferro ou madeira que deixará a composição mais complexa e aconchegante.

O dossel, aquela espécie de véu que garante charme ao cômodo, ainda deixa os mosquitos bem longe na hora do descanso. Como nem todo o quarto possui espaço suficiente para tamanha sofisticação, é possível apostar em alternativas interessantes para a composição com a box.

Um painel na parede reforça o clima de aconchego e ajuda o designer de interiores a ter mais opções em termos de estética. Materiais e tecidos variados podem estar inclusos na área, refletindo o gosto e a personalidade de cada indivíduo. A superfície ganha um diferencial a mais quando estofada e cheia de glamour.

Há ainda a possibilidade de inclusão de cabeceiras de diversos materiais, o que deixa o ambiente mais bonito e evita sujeira nas paredes por conta do uso no dia a dia.

3- Praticidade e conforto

Certamente, as camas box trazem mais praticidade para a limpeza do cômodo quando contam com pés que possibilitam a mobilidade. De outra forma, acabam por acumular ácaros que podem prejudicar na hora do sono.

No caso da cama fixa, outro ponto importante a se considerar é a escolha do colchão adequado para o descanso. Há marcas de renome no mercado – como é o caso da Ortobom, que tem garantia do Inmetro e grande durabilidade: cerca de cinco anos.

O posicionamento da cama deve considerar a mobilidade exigida no cômodo, o que inclui analisar quais outros móveis serão colocados no espaço. Por fim, a escolha dos lençóis pode dialogar com o restante da decoração e arrematar a estética do ambiente. Nesse sentido, pensar na harmonia das cores é fundamental.