Quase um sexto da população brasileira se considera vegetariana

Cada vez mais brasileiros deixam de fora produtos animais de suas dietas


De acordo com levantamento do IBOPE Inteligência, realizado em todas as regiões do Brasil, em 2018, quase 15% dos entrevistados se consideravam vegetarianos. Não somente isso, mas abertos a incluir mais produtos veganos em sua dieta. Já uma pesquisa recente da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) aponta que quase 50% dos brasileiros optam por não comer carne ao menos uma vez por semana.

Tanto os restaurantes, quanto os supermercados, estão mais conscientes sobre as diferenças de alimentação na população. Muitos restaurantes já incluíram em seus cardápios tanto pratos vegetarianos, quanto pratos veganos. Os supermercados também oferecem produtos alternativos que podem ser consumidos por vegetarianos e veganos.

Há múltiplos regimes alimentares que excluem parcial ou totalmente os produtos de origem animal. Os ovolactovegetarianos incluem ovos, leite e laticínios em sua dieta, enquanto os lactovegetarianos não incluem os ovos dessa lista. Já os ovovegetarianos incluem os ovos e deixam de fora os laticínios. A dieta vegetariana estrita, por sua vez, não inclui produtos de origem animal, e o regime vegano, além de não consumi-los, também não usa em suas roupas e estilo de vida.

Para se adotar qualquer tipo de dieta que restrinja o consumo de produtos animais, é importante consultar profissionais formados em cursos de nutrição, que podem informar sobre uma dieta balanceada que supra todas as demandas do organismo.

Os vegetarianos, por exemplo, precisam ficar alerta quanto ao consumo de ferro, cálcio, ômega-3, além das vitaminas B12 e D. Elas são bastante encontradas em alimentos de origem animal. O cálcio não somente pode ser encontrado nos produtos que levam leite, mas também em bebidas à base de soja e amêndoas, que são enriquecidos com esse mineral.

Em uma dieta vegetariana, é importante incluir vegetais de cor verde-escura e também algumas sementes, como a de abóbora e gergelim. Grãos como a lentilha e a soja também ajudam a manter o consumo de ferro e evitar uma anemia. O ômega-3, que é amplamente encontrado nos peixes, também está nas sementes de chia e nas nozes.

A vitamina B12, também rica em peixes, pode ser encontrada em alimentos enriquecidos com ela. Também é possível tomar suplementos alimentares. Já a vitamina D está presente nos ovos e também se faz necessário bons banhos de sol para que o organismo a produza. Para ter certeza de que o corpo está funcionando adequadamente, é preciso fazer exames de sangue para verificar se não há qualquer tipo de deficiência e contar com a ajuda de um nutricionista para montar uma dieta que não tenha um impacto negativo no corpo.