Saiba como se prevenir da dor nas costas no home office

Má postura e ambientes improvisados de trabalho são verdadeiros inimigos da nossa coluna


A pandemia do Covid-19 mudou completamente a forma como trabalhamos, e o home office, que outrora era apenas um modelo esporádico de trabalho, se tornou a forma definitiva de muitas empresas operarem. A mudança foi repentina, e a maioria das pessoas não possui um espaço adequado em sua casa para passar todo o seu expediente, então esse escritório improvisado, somado a fatores como desconforto e má postura, colabora com a frequência e a intensidade da famosa dor nas costas.

Isso acontece porque sempre que sentamos em uma postura estática por longos períodos, ocorre um aumento de pressão nos músculos e discos espinhais, o que também afeta diretamente várias partes do corpo, como ombros, costas, braços e pernas. Como a maioria das pessoas ainda tem o costume de se sentar com as costas curvadas ou esticadas, os ligamentos espinhais são ainda mais forçados e, no fim do dia, é praticamente impossível não ficar com dor nas costas.

Como evitar a dor nas costas durante o home office

Para amenizar ou até evitar essas dores, uma série de medidas podem ser tomadas. A primeira delas seria adquirir uma cadeira de escritório apropriada, pois uma de suas vantagens é justamente diminuir o impacto causado à coluna e ainda promover conforto na hora do trabalho. Porém não adianta comprar uma cadeira cara e não usá-la corretamente! Somente o fato de ter um assento bom não é o suficiente.

A forma correta de usar uma cadeira de escritório é ajustando a altura de acordo com o tamanho e a distância da mesa. Este é um detalhe que pode variar muito, mas todas essas cadeiras são ajustáveis, justamente para se adaptar ao ambiente da melhor forma. A altura precisa ser nivelada de acordo com a posição dos cotovelos (que precisam estar em 90 graus), das coxas (não devem ficar muito próximas da mesa) e dos olhos (que precisam estar diretamente alinhados com o monitor do computador).

Uma vez que todos esses requisitos forem atendidos, o resto depende unicamente de nós mesmos. Na hora de sentar, procure estar sempre com as costas completamente recostadas sob o encosto da cadeira. Na hora de digitar, tome cuidado para não curvar os ombros para frente, pois acabamos fazendo isso sem perceber. Eles precisam continuar encostados na cadeira mesmo quando estamos movimentando os braços.

Caso as dores persistam, é recomendado procurar um profissional formado na faculdade de fisioterapia para investigar o problema e iniciar um tratamento adequado, assim como receber novas orientações.