Saiba mais sobre cada fase do sono e sua importância

O sono, em si, pode ser dividido em cinco fases alternantes, saiba quais.


Dormir bem é essencial para garantir uma boa disposição no dia a dia e uma melhor saúde para o corpo, já que é durante a noite que o organismo consegue descansar e renovar as energias para a próxima jornada.

Porém, dormir é mais do que apenas deitar por algum tempo: a qualidade do sono impacta diretamente no desempenho da pessoa em qualquer atividade, na saúde, no estresse e em vários outros quesitos.

O sono, em si, pode ser dividido em cinco fases alternantes, e cada uma tem uma função e reflete de alguma forma no corpo humano. Os ciclos do sono são comuns durante a noite e, normalmente, duram entre uma hora e meia até duas horas.

As cinco fases do sono

Dormir em um ambiente desconfortável ou por pouco tempo, ou com nível elevado de estresse, pode encurtar a duração do ciclo do sono, fazendo com que o corpo não passe por todas as fases, o que prejudica a saúde e o bem-estar da pessoa.

  • Primeira fase: ocorre no início do sono, quando podemos acordar com facilidade, já que é um sono leve. Os movimentos são desacelerados e podem ocorrer espasmos musculares. Esse movimento espasmódico causa a sensação de queda repentina, que já foi experimentada pela maioria das pessoas.

  • Segunda fase: é a mais longa e durante a qual o corpo relaxa, a atividade cerebral diminui, os olhos param de se mover e o corpo esfria. É possível identificar os fusos do sono, que são picos de atividade cerebral causados, na maioria das vezes, por espasmos involuntários.

  • Terceira fase: é quando se inicia o sono profundo e as ondas cerebrais lentas se combinam com as mais rápidas. Quando acordamos nessa fase, nos sentimos desnorteados e precisamos de um tempo para recuperar a consciência.

  • Quarta fase: caracteriza-se por uma atividade cerebral menor e é quando há, quase exclusivamente, ondas lentas.

  • Quinta fase: também conhecida como sono REM, é quando ocorre a maior parte dos sonhos. O sono REM ainda é pouco compreendido, mas sabe-se que ele tem relação com o desenvolvimento da memória de longo prazo. Nessa etapa, os olhos se movem rapidamente e a frequência cardíaca aumenta.

Como dormir melhor

Para aproveitar de uma boa noite de sono, o importante é se livrar do estresse e relaxar, pois esse é um momento de descanso. Pessoas que sofrem com problemas para dormir podem usufruir de algumas dicas:

  • Evite comidas pesadas ou substâncias como a cafeína durante o jantar.

  • Controle os horários para dormir, eduque seu organismo.

  • Evite exercícios intensos durante a noite.

  • Evite atividades de atenção, como jogos, antes de dormir.

  • Utilize a cama apenas para dormir.

Escrever Noticia.