Samu completa 4 anos de atividades em Taubaté e região

Ao todo, foram 117.050 atendimentos realizados pelas equipes


O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) completa quatro anos de atividades em Taubaté e região com a marca de 239.481 chamadas e 117.050  atendimentos concretizados.

O serviço foi implantado em 24 de novembro de 2016, por meio do Cisamu, consórcio municipal que hoje reúne oito cidades e uma população de cerca de 426 mil pessoas.

Taubaté, Campos do Jordão, Tremembé, Santo Antonio do Pinhal, Lagoinha, Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga integram o consórcio.

O balanço também reflete a importância do médico regulador na triagem dos casos e a liberação das viaturas em situações de real necessidade. Dos 117.050 atendimentos que passaram pelo crivo dos médicos em quatro anos,  foram atendidos 91.683 com ambulâncias.

Emergências de ordem clínica lideram o ranking de atendimentos, com 57.220 ocorrências registradas. Os traumas estão em segundo lugar, com 21.087 casos.
 
As unidades de urgência e emergência da Prefeitura de Taubaté lideram os encaminhamentos de pacientes na região. Foram acolhidas 55.601 pessoas no período, com destaque para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central que recebia, até antes da pandemia, a maior parte dos atendimentos, seguida pela UPA San Marino.

Como a UPA Central foi transformada em Hospital de Campanha para o atendimento específico da Covid-19, hoje as pessoas resgatadas pelo SAMU são levadas a UPA San Marino.

A conscientização da população colaborou com a queda do número de trotes. No primeiro ano do Samu foram registrados 8.775 trotes. O número caiu para 1.732 em 2018, 972 em 2019 e somente 709 em 2020, totalizando 10.507 trotes em quatro anos.

Por outro lado, fica o alerta quanto aos casos de recusa de atendimentos ou remoção. Foram 1.339 casos no primeiro ano, 1.700 no segundo, 1.780 no terceiro e 1.877 em 2020, totalizando 6.340 recusas em quatro anos.
 
O serviço de resgate e transporte de pacientes é feito por meio de ligações ao telefone 192. Um sistema permite o redirecionamento das ligações para a central instalada em Taubaté. Ao receber a ligação, um atendente faz a triagem inicial e a encaminha para o médico regulador. Dependendo da gravidade do caso será enviada uma ambulância de resgate ou um veículo com UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Emergências de ordem clínica são encaminhadas às unidades de urgência e emergência dos municípios ou de Taubaté. Casos mais graves, como traumas, por exemplo, seguem direto para o Hospital Regional do Vale do Paraíba.

A população deve colaborar e acionar o 192 somente em casos de emergência, observando as características da ocorrência.

Novembro de 2016 a novembro de 2020

Chamadas
1º ano: 82.999
2º ano: 59.920
3° ano: 52.270
4° ano: 38.272
Total: 239.481

Atendimentos
1º ano: 32.068
2º ano: 31.919
3° ano: 27.858
4° ano: 21.971
Total: 117.050

Atendimentos regulados com o empenho de viatura
1º ano: 25.266
2º ano: 24.619
3° ano: 33.081
4° ano: 18.913
Total: 91.683

Trotes
1º ano: 8.775
2º ano: 1.732
3° ano: 972
4° ano: 709
Total: 12.341

Recusa de atendimento/ remoção
1º ano: 1.339
2º ano: 1.700
3° ano: 1.780
4 °ano: 1.877
Total: 6.340