O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caraguatatuba realizou, até o momento, 4.874 atendimentos, sendo que 4.205 foram ocorrências da Unidade de Suporte Básico (USB) e 669 da Unidade de Suporte Avançado (USA).
As principais ocorrências de casos clínicos são 1.915 de atendimentos de mal súbito, sintoma que pode estar relacionado a diversas causas, desde um quadro de desidratação até doenças mais graves como AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, arritmias cardíacas e aneurismas. Em seguida, foram 255 ocorrências de convulsão, 198 de gestantes e 180 de casos de hipertensão.
Os casos envolvendo acidentes são 517, ocasionados por quedas e traumas; 122 ocorrências de moto, 106 de trânsito envolvendo vítimas e 93 de bicicleta.
O serviço no município conta com quatro ambulâncias de Unidades de Suporte Básico (USB), aquelas que atendem casos de menor complexidade e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), para atender casos mais complexos, com bases descentralizadas nas regiões Sul (Perequê-Mirim e Golfinhos), Norte (Massaguaçu) e Centro (Jardim Primavera). Em Caraguatatuba são 65 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
Quando acionar o SAMU?
O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia e deve ser acionado pelo 192 em casos de queimaduras graves, afogamentos, choque elétrico, crises convulsivas, suspeita de infarto ou acidente vascular cerebral, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito e outras situações consideradas de urgência e emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso. É importante que a pessoa siga todas as orientações da equipe para que não haja complicações.