A Santa Casa de Guaratinguetá inaugura na próxima segunda-feira, dia 29, as obras de ampliação do serviço de hemodiálise, que passará de 14 cadeiras para 35 cadeiras e com isso poderá contemplar à demanda de 17 municípios do Vale Histórico para os quais é referência.
O valor do investimento é de R$ 670 mil, recurso conseguido pelo deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV), após inúmeras solicitações ao Estado.
“Esse é mais um passo no sentido de transformar a Santa Casa numa referência para aquela região, cujos índices de saúde são considerados como os piores do Estado. Com isso teremos também uma redução na demanda desse serviço no Hospital Regional”, disse o deputado.
O anúncio da verba foi feito em março desse ano, pelo secretário estadual adjunto de Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano, em reunião com o deputado, juntamente com a secretária municipal de Saúde, Maristela Macedo, com o diretor administrativo da Santa Casa, João Marcos Romain e com o provedor, Carlos Henrique de Faria Pereira.
Um grupo de 23 pacientes do Vale Histórico, que hoje faz o tratamento no Hospital Regional de Taubaté será remanejado para a Santa Casa, que passará a atender 88 pacientes, em dois turnos. Sua capacidade instalada, no entanto, passa a ser de 111 pacientes em três turnos, desde que haja demanda na região e recursos para o custeio.
A Santa Casa de Guaratinguetá começou a fazer atendimento de hemodiálise pelo SUS, em julho de 2016, após firmar parceria com o Estado e reformar uma ala específica para esse fim. Na época, as adaptações custaram cerca de R$ 500 mil, sendo parte do investimento feita pela entidade e parte pelo Governo, suprindo assim a demanda que antes era atendida pelo Hospital Frei Galvão.