São Sebastião realiza cadastro de moradores do Canto do Mar no sistema e-SUS

Prontuários de moradores do bairro Maresias são atualizados para inserção no PEC


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), através das equipes de saúde da família (USFs) e centros de saúde, neste fim de semana, realizam cadastramento de famílias que não estão inseridas no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS, no bairro Canto do Mar, além de atualização dos prontuários dos moradores do bairro Maresias para serem adicionados ao sistema.

 

Foram convocados para o mutirão, os profissionais da Atenção Básica de Saúde que possuem banco de horas, o que gera economia aos cofres públicos, sem a perda da qualidade dos serviços prestados ao cidadão sebastianense.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica, Ministério da Saúde, Governo Federal é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade de Saúde da Família (USF), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento ao cidadão realizado pelos profissionais de saúde.

O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das USFs, além de apoiar o processo de coordenação e cuidados ao munícipe feito pelas Equipes de Atenção Básica.

Atualmente, um dos grandes desafios da Atenção Básica é o cadastro dos moradores. Sob a responsabilidade das equipes de AB, o PEC conta com um módulo 'cidadão', totalmente integrado ao Cartão Nacional de Saúde (SUS), que permite a manutenção desses cadastros, tanto para os atendidos eventualmente na USF, como para os acompanhados pelos profissionais das equipes.

A informatização desses processos nas USFs trará vários benefícios, tais como, acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, ou seja, uma série de vantagens a gestores, profissionais de saúde e aos cidadãos sebastianenses.

Mais informações podem ser obtidas no posto de saúde mais próximo da residência do munícipe.