SAP divulga regras especiais para visitas aos presos de São Paulo para combater o coronavírus

Nos presídios onde houve atos de insubordinação na última segunda (16), as visitas estão suspensas


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa nesta quinta-feira (19) as novas regras para visitas de presos, que passam a valer a partir deste sábado (21). De acordo com a SAP cenário está em permanente avaliação para o direcionamento de ações visando ao enfrentamento do problema envolvendo riscos de contaminação pelo coronavírus.

Nos presídios onde houve atos de insubordinação na última segunda (16), as visitas estão suspensas para a reorganização interna das unidades. São eles Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) de Mongaguá, Tremembé e Porto Feliz, além da ala de semiaberto da Penitenciária I de Mirandópolis.

Todas as medidas amplamente divulgadas pelo Governo do Estado de São Paulo, como lavar as mãos com frequência, já estão sendo adotadas nas unidades prisionais do estado.

Medidas:

- Cada preso poderá receber apenas 1 visitante por fim de semana;

- Está proibido o ingresso de menores de idade, acima de 60 anos ou de pessoa que se enquadre nos demais casos do grupo de risco definido pelos órgãos de saúde;

- A exemplo do que já foi feito no final de semana passado, os visitantes continuam a passar por triagem na entrada: aqueles com sintomas de enfermidades não poderão entrar.

Lembramos que, em casos como esse, o interesse coletivo prevalece e a medida busca a proteção de todos.