Saúde de Caraguatatuba alerta para riscos de ISTs e doenças gastrointestinais no Carnaval

Com a chegada do Carnaval, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça ações preventivas contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e doenças gastrointestinais


A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba emitiu um alerta para os riscos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e doenças gastrointestinais durante o Carnaval. A iniciativa segue diretrizes do Governo do Estado de São Paulo e faz parte das estratégias da Prefeitura para a prevenção dessas doenças.

Durante o período festivo, o risco de transmissão de ISTs aumenta devido à socialização intensa, consumo de álcool e outros fatores que podem levar ao contato desprotegido. Doenças como HIV, HPV, gonorreia, sífilis e hepatites virais podem ser transmitidas por relações sexuais sem proteção ou contato com secreções corporais contaminadas.

Para minimizar esses riscos, a Secretaria de Saúde reforça a importância do uso de preservativos, vacinação contra hepatite A, hepatite B e HPV, além da realização de exames preventivos. A testagem regular para HIV e outras ISTs também é incentivada.

A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (Uami) já deu início às ações preventivas, incluindo campanhas educativas e distribuição de insumos. Serão entregues 100 mil preservativos internos e externos, gel lubrificante e materiais informativos sobre ISTs, PEP (profilaxia pós-exposição) e PREP (profilaxia pré-exposição).

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também participam da campanha, recebendo kits com preservativos e gel lubrificante. Além disso, na sexta-feira (28), a equipe da Uami estará na Rodoviária de Caraguatatuba, das 15h às 17h, distribuindo materiais educativos para moradores e turistas.

Durante os dias de folia (1º a 4 de março), a ação estará concentrada na Praça do Caiçara, no Centro, das 17h às 22h, com distribuição de insumos ao longo da avenida durante a passagem dos blocos. A Uami também oferece testes rápidos gratuitos de HIV, hepatites B e C e sífilis para a população acima de 12 anos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 - Sumaré. Contato: (12) 3883-1373.

Cuidados com Doenças Gastrointestinais

Além das ISTs, as doenças gastrointestinais também são um risco durante o Carnaval. Essas infecções ocorrem pelo consumo de alimentos e água contaminados ou pelo contato com pessoas infectadas. O vírus pode permanecer em superfícies, facilitando a propagação. Entre os sintomas mais comuns estão diarreia intensa, vômito e febre.

Para evitar infecções gastrointestinais, a Secretaria de Saúde recomenda:
Evitar gelo de procedência desconhecida;
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel;
Evitar alimentos vendidos por ambulantes não credenciados;
Consumir apenas água tratada e de fonte segura;
Seguir boas práticas de manipulação de alimentos.