Saúde pública de São José dos Campos alcança altos índices de aprovação em 2025

Levantamentos apontam crescimento da satisfação, redução de reclamações e reconhecimento popular


A Prefeitura de São José dos Campos alcançou altos índices de aprovação da saúde pública em 2025, refletindo o trabalho contínuo de acolhimento e bem-estar aos pacientes. Três levantamentos divulgados nesta semana indicam crescimento da satisfação ao longo do ano.

Em dezembro, o município obteve 92,30% de avaliação favorável, a melhor do trimestre, de acordo com o Painel de Satisfação, sistema gerenciado pelo grupo Asas. No mesmo período, foi registrado o menor índice de opiniões negativas, que caiu para 4,88%.

Os dados anuais consolidados pela Central 156 também apontaram resultados positivos, com redução das reclamações (4,6%) e aumento dos elogios (12,9%) em comparação a 2024. Houve ainda queda no total de protocolos (7,6%) e diminuição no número de solicitações (20,1%).

Já a pesquisa da Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), referente aos últimos três meses, atribuiu à cidade 621 pontos de aprovação na área da saúde. A pontuação superou em 23% a média das cidades de grande porte, que registraram 503 pontos, mantendo São José dos Campos entre as melhores do estado.

Considerando as avaliações ótima, boa e regular, o município atingiu 73% de índice positivo. A pesquisa contou com a participação de moradores de todos os setores sociais, faixas etárias, níveis de instrução e confissões religiosas.

Esses resultados refletem o reconhecimento da população pelo trabalho realizado na rede municipal de saúde, que conta com mais de 7 mil profissionais, entre servidores, prestadores e credenciados. Diariamente, as equipes atendem milhares de pessoas em cerca de 70 prédios públicos, incluindo hospitais, UPAs, UBSs, USFs e unidades de especialidades.

Entre as principais realizações, destacam-se o início das obras de importantes equipamentos de saúde, como a futura maternidade, o novo AME (Ambulatório Médico de Especialidades), o CER (Centro Especializado em Reabilitação) e a UBS Cajuru, ampliando e qualificando o atendimento à população.