A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taubaté, realiza ciclos de capacitação para os profissionais de saúde para a implantação do plano de parto na rede pública de saúde municipal.
Os treinamentos acontecerão de 23 a 25 de fevereiro e iniciará com a participação dos enfermeiros da Atenção Básica e posteriormente com os médicos, em parceria com o Hospital Municipal Universitário de Taubaté.
Em Taubaté, são atendidas cerca de 3.500 novas gestantes anualmente, e a partir de abril elas poderão elaborar, junto com a equipe de saúde, o plano de parto que, consiste em um documento, com validade legal, em que a gestante declara os cuidados e desejos que ela, assim como o bebê deverão receber no momento do parto e no pós-parto imediato.
O questionário aborda assuntos como:
Quero a presença do meu companheiro no momento do parto?
Em qual posição quero realizar meu parto?
Quero fazer uso de chuveiro e bola?
Quero receber medicação para evitar dor?
Quero que o bebê seja colocado imediatamente no meu colo para amamentação após o parto?
Meu companheiro é quem deve cortar o cordão umbilical?
Importante deixar claro que o plano de parto visa respeitar e dar protagonismo para a mulher no momento do parto, mas que a intervenção médica pode ocorrer caso algum ponto do plano não seja viável no momento do parto. A mulher sempre será informada previamente, caso haja necessidade de algum ajuste.
Além do treinamento relacionado ao plano de parto, os profissionais de saúde também receberão uma atualização sobre amamentação, em uma parceria com o Banco de Leite de Taubaté.