Hoje, quinta-feira (10), é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em alusão à data, setembro se tornou o mês amarelo, período em que diversas ações são promovidas para combater a depressão, uma das principais causas desse mal.
Além da campanha do mês, é importante ressaltar a ação permanente ao longo de todo o ano do Centro de Valorização da Vida (CVV), no qual é possível buscar ajuda através do telefone 188 ou clicando aqui. A ligação e atendimento são gratuitos.
Prevenção nas estradas
E entre as ações criadas para a campanha de setembro está o podcast sobre a importância da saúde mental, lançado pela Concessionária Tamoios. O material faz parte das atividades promovidas pela empresa para marcar a campanha, já que todo o mês é dedicado ao cuidado e atenção com a saúde emocional da sociedade. O tema escolhido pela empresa neste ano é "A vida é sempre a melhor escolha."
"Diante desse cenário, é muito importante observar e avaliar o que está acontecendo com a gente e com as pessoas próximas de nós. Os primeiros sinais de que algo não vai bem são irritabilidade, vontade de choro e insônia", explica a psicóloga e consultora Ana Karina Britto. "Estamos passando por um momento de ressignificação e novas características para antigas relações", declara Ana.
Prevenção nas alturas
Ainda no interior de São Paulo, um grupo de amigos balonistas, The Flying Bearded e Voar de balão resolveram se unir ao Hospital Psiquiátrico Itupeva (HPI), instituição de saúde voltada para o tratamento de jovens e adultos, para lançar - literalmente - uma nova campanha no ar.
Às sextas-feiras do mês de setembro, cidades diferentes receberão um enorme balão, em formato de Cristo Redentor, de aproximadamente 50 metros de altura e 220 quilos, carregando uma gigantesca faixa amarela com os dizeres "De braços abertos para a prevenção. Suicídio, não!".
Idealizador da campanha, o piloto de balões e advogado, Helio Michelini Pellaes Neto, ressalta que a ideia é despertar o sentimento de urgência para o tema. "Vivemos um momento em que todos aguardam boas notícias da ciência, ao mesmo tempo em que buscam dentro de si a força da fé para seguir adiante. Daí a ideia de colocar o Cristo Redentor no ar, e falar sobre uma questão de saúde", explica.
Sem decolagem, o balão será fixado por cordas ao chão, num vôo estático, das 10h às 12h, em diferentes cidades do interior do Estado, exibindo os dizeres da campanha. Bexigas amarelas, preenchidas com gás hélio, serão liberadas no céu, com mensagens dos pacientes e colaboradores do Hospital Psiquiátrico Itupeva.
Na cidade de Pindamonhangaba a ação acontecerá no dia 25 de setembro a campanha "De braços abertos para a prevenção. Suicídio, não!" o balão será exibido na Fazenda Bela Vista, Rodovia Presidente Dutra, Km 95,9 s/n - Goiabal, Pindamonhangaba - SP, 12415-200, das 16h às 18h.
Conscientização
A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo disponibilizando diversos materiais de uso público para a prevenção contra o suicídio e acolhimento de pessoas que sofrem com esse mal. É possível acessar o material clicando aqui. Ou ainda baixando a cartilha de prevenção aqui.
Além disso, o HPI ainda promove ao longo do mês uma série de eventos de conscientização para a prevenção do suicídio, como palestras on-line de cunho educativo abertas à participação do público em geral pelo canal do Youtube (HPI-Virtual) e um encontro de apresentação de resultados dos projetos terapêuticos do hospital que contará com exposição de Arte-Terapia, apresentação de peça musical, lançamento de edição especial do Jornal do Hospital e a gincana "A Alegria de Viver".