Soliva assina contrato e ordem de serviço para início das obras do novo Pronto Socorro de Guaratinguetá

A obra terá investimento de R$ 3.076.512,88, valor que será repassado integralmente pelo Ministério da Saúde sem contrapartida da Prefeitura


Futuras instalações do novo Pronto Socorro de GuaratinguetáFuturas instalações do novo Pronto Socorro de Guaratinguetá (Foto : Divulgação)

As obras do tão aguardado novo Pronto Socorro Municipal de Guaratinguetá terão início dentro dos próximos dias. Nesta quarta-feira (18), o prefeito Marcus Soliva (PSB) assinou o contrato e a ordem de serviço para início da construção do PS.

A cerimônia de assinatura foi realizada no próprio prédio onde será construído o futuro PS. A obra terá investimento de R$ 3.076.512,88, valor que será repassado integralmente pelo Ministério da Saúde sem contrapartida da Prefeitura.

A obra será executada pela CODESG (Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá) com prazo de execução de 10 meses, podendo ser finalizada antes, segundo a prefeitura..

O Novo PS Municipal será uma UPA de porte III, que segundo o Ministério da Saúde é uma Unidade de Pronto Atendimento com estrutura preparada para realizar 450 atendimentos a cada 24h.

O prédio da futura UPA terá no térreo ao lado esquerdo o Pronto Socorro com sala de emergência, estabilização de vida e acesso para o posto de observação com áreas separadas para feminino, masculino e infantil.

No lado direito haverá o espaço para atendimento médico, sutura, curativos, consultórios, inalação e aplicação de medicamentos. Ainda no térreo, nos fundos serão instaladas a ala de centro de diagnóstico e área administrativa.

Além disso, o primeiro andar contará com atendimento às mulheres gestantes e pediatria. Já no subsolo o prédio terá área médica e depósitos.

A Secretaria de Saúde de Guaratinguetá ressalta que todo o prédio possui acessibilidade e ainda há a possibilidade de uma futura ligação com o prédio da Santa Casa, facilitando a locomoção de pacientes.

Para instalar o futuro PS, a CODESG vai reformar e adequar o prédio onde era a sede da Polícia Civil e que foi cedido para esse importante avanço na saúde da cidade. A atual delegacia está instalada agora no bairro do Pedregulho.