Com a reclassificação do Plano São Paulo a região abrangida pela DRS 17 - Taubaté, Pindamonhangaba entre outras, regrediram da fase amarela para fase laranja, com início a partir de segunda-feira 18/01/2021.
Nesta nova fase, ficou estabelecido aos estabelecimentos:
Ocupação máxima de 40% para todos os setores;
Funcionamento limitado a 8horas diárias;
Restrição de atendimento presencial até as 20horas;
Proibição de atendimento presencial em bares;
Em comparação a fase amarela, houve a redução de horário de funcionamento de 10 horas para 8 horas diárias, atendimento presencial de 22horas para 20horas e a proibição do funcionamento de bares com atendimento presencial.
Estas medidas foram tomadas pelo o Governo do Estado de São Paulo, objetivando frear a transmissão do coronavírus no estado.
Pindamonhangaba, apresentou na data de ontem, 14/01/2021, a taxa de ocupação de 93% de leitos de UTI e 68% de enfermaria, com registro de 4.738 casos confirmados, 78 óbitos e 884 suspeitos.
Com a taxa de ocupação de leitos registrando quase 100% de ocupação de UTI, questionamos qual o real número de leitos exclusivo para atendimento SUS, já que as informações apresentadas pela Secretaria de Saúde contabilizam leitospúblico e privado.
Com o mercado econômico em retração e aumento no valor dos planos de saúde privado a população dependente do (SUS) Sistema Único de Saúde tende a crescer, e antevendo esta perspectiva a Secretaria de Saúde deveria utilizar de planejamento estratégico e proporcionar um maior acolhimento a população de Pindamonhangaba.