Taubaté está em alerta para dengue após alta infestação de larvas do Aedes aegypti

Até 29 de janeiro de 2025, foram confirmados 30 casos de dengue na cidade.


A Prefeitura de Taubaté divulgou na segunda-feira (3) que a cidade está em situação de alerta para a dengue, segundo o primeiro levantamento de Análise de Densidade Larvária (ADL) realizado em 2025. O estudo, feito pelo setor de Controle de Animais Sinantrópicos, identificou altos índices de infestação de larvas do Aedes aegypti, transmissor da doença.
 
 
O levantamento apontou um Índice de Breteau (IB) de 2,4, o que significa que foram encontrados 2,4 recipientes com larvas do mosquito a cada 100 imóveis vistoriados. O Ministério da Saúde considera como seguro um índice de 1,0 ou menos, o que torna o número registrado em Taubaté preocupante.
 
Áreas mais afetadas
 
A pesquisa analisou 6 mil imóveis distribuídos em dez regiões da cidade. Entre as áreas mais críticas estão:
 
Área 5 (IB de 4,31) - Regiões com maior infestação: Bardan, Jardim Gurilândia, Hércules Masson, Jardim Ana Rosa, Jardim do Sol, Parque Paduan, San Marino, Shalon, Vila São José, Residencial Sítio Santo Antônio e Vila Olímpia.
 
Área 7 (IB de 3,59) - Regiões afetadas: São João, Chácara Dr. Hipólito, Independência, Jardim das Nações, Jardim Humaitá, Jardim Mansur, Jardim Maria Augusta, Jardim Santa Cruz, Santa Luzia, Bom Conselho, entre outros.
 
Casos confirmados e morte sob investigação
 
Até 29 de janeiro de 2025, foram confirmados 30 casos de dengue na cidade. Além disso, uma idosa de 86 anos, que tinha doença cardíaca crônica, faleceu no dia 28 de janeiro, e a causa da morte está sob investigação para verificar possível relação com a doença.
 
Cuidados e prevenção
 
Diante dos resultados, a Secretaria de Saúde reforça a importância de medidas preventivas, como a eliminação de recipientes com água parada, locais ideais para a reprodução do mosquito.
 
A Análise de Densidade Larvária (ADL) é realizada quatro vezes ao ano para monitorar a infestação do Aedes aegypti e orientar ações de combate à dengue no município.