A Prefeitura começou ainda ontem, quinta-feira (16), a aplicar a pesquisa para mapear o grau de contaminação do novo coronavírus entre a população de São José dos Campos. Serão realizados 600 testes por toda a cidade, com previsão de término do trabalho de campo hoje (17).
Seis equipes, formadas por entrevistadores do instituto Indsat e enfermeiros da Prefeitura, irão visitar as casas de munícipes, escolhidas aleatoriamente. Para melhor aferição dos resultados, a cidade foi dividida em 10 regiões: 5 para cada dia de pesquisa.
Na residência do servidor público Alexandre Rodolfo de Souza, do Parque Industrial (região sul), foram testados todos os moradores - ele, de 55 anos, a mulher, de 60, e a filha, de 25. O resultado saiu em 10 minutos, e deu negativo para os três.
"Eu fiquei feliz de não estar com o vírus", disse Alexandre, que sempre toma os cuidados ao chegar em casa e ao longo do dia. Ele está trabalhando e a esposa faz parte do grupo de risco por ter mais de 60 anos de idade. "Prefiro ficar sem o coronavírus para que não dê nenhuma complicação de saúde."
Mesmo com o resultado negativo, Alexandre e família manterão as precauções. "Vamos continuar nos cuidando. Quem não precisar ir trabalhar fique em casa e se proteja."
Alexandre elogiou a iniciativa. "Foi bom o pessoal vir aqui porque vamos ser exemplo para outras pessoas, para que fiquem tranquilas e recebam os profissionais. Com essa pesquisa, a cidade saberá como enfrentar o coronavírus e se prevenir para que não tenha um colapso no sistema."