O nascimento do primeiro filho é um misto de muitas emoções. Ao mesmo tempo que é um dos momentos mais marcantes e felizes das nossas vidas, também é um tanto assustador, já que precisamos cuidar de um recém-nascido totalmente dependente de nós. É normal que as mamães de primeira viagem se sintam receosas com tamanha responsabilidade, principalmente porque a falta de experiência na maternidade gera muitas dúvidas.
Naturalmente, as coisas vão se tornando mais fáceis, mas, quanto mais preparada estiver para esse primeiro mês, mais tranquilo será essa etapa. A princípio, pode parecer coisas demais para dar conta: como saber se o bebê está com fome? Qual o jeito certo de dar banho? Como identificar a causa do choro? Contudo, na prática, veremos que não é tão difícil assim.
Começando pela amamentação, essa é uma questão que pode apresentar desafios variados. Em alguns casos, o bebê não consegue sugar o leite do seio ou simplesmente acaba oferecendo uma certa resistência. A primeira amamentação deve ser feita ainda na sala de parto, para que a criança já comece a se acostumar com o contato. A partir disso, isso tende a melhorar gradualmente, mas é sempre muito importante que a mamãe continue incentivando seu bebê a mamar, sempre priorizando oferecer o leite diretamente do seio.
Com isso em mente, agora é hora de entender o que o bebê está tentando dizer quando começar a chorar. É claro que não existe uma fórmula secreta para isso, mas é através de tentativa e erro que é possível identificar a causa do choro. Se você tentou dar de mamar e ele rejeitou, então o motivo não é fome. Se você pegou no colo e ele continuou chorando, então não é um choro para chamar atenção. Nesses casos, pode se tratar de cólica, então fazer uma massagem nas costas ou na barriguinha costuma resolver o problema e ajuda o bebê a se acalmar.
Outra questão que pode fazer a criança chorar é a higiene. Muitas vezes, o choro é um sinal de que ela está suja, por isso é importante saber a hora certa de trocar a fralda ou dar banho. Nos primeiros meses de vida, os bebês fazem muito cocô, e isso requer várias trocas de fraldas por dia. O ideal é sempre higienizar e remover resíduos utilizando algodão com água morna, procurando usar fraldas que não agridam a pele do bebê, como as fraldas Cremer, por exemplo. Na hora de dar banho, o recomendado é priorizar os momentos mais quentes do dia, que geralmente são por volta do meio-dia.