Ubatuba confirma neste domingo primeiro caso de Covid-19 no município

Paciente é morador do bairro do Itaguá e esteve na Espanha no início de março


Está confirmado o primeiro resultado confirmado de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) em Ubatuba. Os exames foram entregues na manhã do domingo (12). Segundo informou a Prefeitura, trata-se de um homem de 42 anos, morador do bairro do Itaguá, que esteve na Espanha no início de março.

O paciente apresentou quadro gripal com dificuldade respiratória com sintomas iniciados em 15 de março e passou por atendimento na Santa Casa em 18 de março, onde foi realizada a coleta de material para exame. Ele não precisou ficar internado e se encontra em isolamento domiciliar, com melhora do quadro, sendo monitorado regularmente pela secretaria de Saúde.

Casos notificados - O Instituto Adolfo Lutz (IAL) também liberou outros resultados de exames, todos negativos, inclusive de um dos pacientes que foi óbito. Até a tarde de domingo, o município contava com 84 casos notificados junto ao Ministério da Saúde, dos quais 21 já têm resultado negativo para Covid-19, 62 casos são suspeitos e aguardam resultado de exame e um (1) caso confirmado. Entre os casos suspeitos, há atualmente três (3) óbitos em investigação e quatro pessoas internadas.

Outros 614 pacientes apresentam quadro de síndrome gripal, que aqueles de pessoas que apresentam sintomas leves como coriza, tosse, mal-estar e febre baixa, entre outros, mas não falta de ar severa e que buscaram alguma unidade de saúde do município, seja posto da Atenção Básica, pronto-atendimento, a Santa Casa ou clínicas particulares. Esse número já inclui todos os pacientes suspeitos de Covid-19.

Boletins - Os interessados poderão acessar a íntegra dos boletins epidemiológicos de Covid-19 e síndromes gripais na página oficial da Prefeitura de Ubatuba, no link: https://www.ubatuba.sp.gov.br/covid-19/.

As autoridades de Ubatuba reforçam o pedido para que a população mantenha o distanciamento social, fique em casa sempre que possível e mantenha todas as medidas de prevenção de contágio como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e máscara se precisar sair.