A secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, divulga os locais, horários e dias de aplicação da vacina tríplice viral - contra Sarampo, Caxumba e Rubéola - conforme tabela.
Anteriormente, os bebês de 6 a 9 meses, só estavam recebendo a referida imunização na UBS Cicero Gomes, localizada na região central. Entretanto, a equipe da Vigilância recebeu mais doses da vacina, conseguindo, assim, ampliar o atendimento destes bebes para mais unidades.
A partir desta terça-feira, 29, já é possível encontrar o recurso disponível em mais locais.
Para as demais faixas etárias, não há alteração na rotina de administração da vacina Tríplice Viral, que vem sendo realizada durante todo o período de funcionamento das salas de vacinação das unidades de saúde deste município.
O adulto deve tomar a tríplice-viral se ainda não tiver recebido as duas doses recomendadas para a imunização completa quando era criança e se tiver nascido depois de 1960. O Ministério da Saúde considera que as pessoas que nasceram antes dessa data já tiveram essas doenças e estão imunizados, ou já foram vacinados anteriormente.
Dados
De acordo com o Ministério da Saúde, neste ano, já foram enviadas para os estados brasileiros mais de 16 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Esse quantitativo é para atender a vacinação de rotina, conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, em todos os estados do país, e para intensificar a vacinação de crianças de seis meses a menores de um ano de idade que residem ou estão em deslocamento para municípios que, neste momento, apresentam surto ativo da doença, ou seja, com crescimento do número de casos confirmados da doença nos últimos 90 dias.
A vacina é a principal forma de prevenção do sarampo.
Confira a tabela com os locais e horários de atendimento: