Voluntários podem ajudar contra o coronavírus

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e fisioterapeutas podem atuar no enfrentamento do coronavírus pela Força Nacional do SUS


Em 20 dias, o Ministério da Saúde recebeu mais de 3,7 mil inscrições de profissionais da área de saúde para o cadastro de voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNS). Os profissionais estão se disponibilizando para trabalhar na prevenção e combate ao COVID-19. Durante a pandemia o Ministério da Saúde vai avaliar a convocação dos profissionais de acordo com o cenário epidemiológico.

As inscrições foram abertas no dia 19 de março e ficarão no prazo de um ano, para alimentar o banco de dados da Força Nacional do SUS para atuar em qualquer situação de catástrofes em saúde pública do país. O banco de voluntários será organizado pelo Ministério da Saúde, que poderá acionar os profissionais voluntários a qualquer momento.

O cadastro está aberto para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192); os profissionais de saúde dos hospitais universitários, institutos nacionais, rede assistencial hospitalar federal, estadual, municipal e serviços privados como: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e fisioterapeutas.

O cadastro será avaliado semanalmente e os voluntários receberão um e-mail de confirmação e orientações de como proceder. Não existe remuneração, uma vez que trata-se de trabalho voluntário. O Ministério da Saúde fica responsável por custear o deslocamento e ajuda de custo, quando o profissional necessitar atuar fora de seu domicílio.  Em caso de dúvidas, o voluntário pode encaminhar e-mail para: fnsus@saude.gov.br. O cadastro pode ser feito nesse link.