Au pair: como funciona essa modalidade de intercâmbio?

Uma oportunidade única de viajar, aprender um novo idioma e mergulhar na cultura local enquanto recebe pelo trabalho


"Au pair" é uma expressão francesa que significa "igual a" ou "pareado". Ela é usada para designar uma prática bastante comum nos Estados Unidos e em países da Europa, em que uma família recebe uma jovem, geralmente do sexo feminino, que se hospeda na casa e ajuda a cuidar das crianças. Em troca, recebe acomodação, alimentação e um salário.

Essa é uma oportunidade de um intercâmbio para jovens em outro país onde possam aprender outra língua e sobre a cultura local. O programa, na maioria das vezes, tem duração de seis meses a um ano. Algumas vezes também pode ser renovável para um segundo ano, dependendo do país.

A vantagem de se fazer um au pair é que os custos de acomodação e alimentação estão inclusos, além do salário. Assim, é uma forma de morar em outro país sem que se tenha um investimento monetário. Esse é um atrativo e tanto para jovens que gostariam de uma oportunidade de intercâmbio.

Há uma série de requisitos para se fazer au pair. Geralmente, a pessoa deve ter entre 18 e 26 anos e ter um nível intermediário de inglês. Também deve ter concluído o Ensino Médio e possuir carteira de habilitação. Muitas agências requerem experiência comprovada com crianças, e é preciso ter disponibilidade de tempo para a realização do intercâmbio.

Também existem regras que devem ser respeitadas. Elas mudam de acordo com o país de destino, mas, em geral, deve-se trabalhar no máximo até 10 horas por dia e ter, ao menos, um dia e meio de folga por semana. A acomodação deve ser em quarto individual, com direito a férias remuneradas de duas semanas.

As responsabilidades de au pair incluem tarefas como a de preparo de refeições para as crianças, ajuda com a lição de casa, acompanhamento em atividades extracurriculares, entre outras. É importante que a família e a au pair tenham uma boa comunicação para entenderem as expectativas e funções para o período de intercâmbio.

Muitas agências possibilitam que as famílias procurem por au pairs e façam entrevistas online antes da viagem. Essa é uma forma de que ambas as partes possam sanar quaisquer dúvidas e também serem pareadas de acordo com seus estilos de vidas, personalidades e até posições políticas alinhadas, o que pode evitar frustrações futuras.

É importante que a pessoa que opte por essa modalidade de intercâmbio esteja informada ao viajar, como onde encontrar passagens mais em conta e como utilizar remessas online como uma forma prática de enviar dinheiro para uma conta em outro país.