Caraguatatuba sedia Abeta Summit 2025, congresso nacional de turismo de natureza

Evento acontece entre 3 e 6 de setembro, reunindo mais de 400 profissionais e ampla programação de palestras, debates, oficinas e rodadas de negócios.


Entre os dias 3 e 6 de setembro, Caraguatatuba será sede do Abeta Summit 2025, o congresso nacional de turismo de natureza, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

O evento, realizado de forma itinerante desde 2003 em diferentes regiões do país, se consolidou como um importante fórum de debates do setor e deve reunir mais de 400 profissionais, incluindo empresários, gestores públicos, operadores de turismo e entusiastas do ecoturismo. Além disso, a exposição (Re)Descobrindo o Brasil espera atrair mais de mil visitantes, entre estudantes e moradores interessados em vivenciar experiências ligadas ao turismo sustentável.

A programação inclui palestras, workshops, debates, rodadas de negócios e o Encontro de Gestores Municipais de Turismo, fortalecendo a integração de políticas públicas e a qualificação do setor. O congresso acontece em uma região estratégica: o Litoral Norte de São Paulo, formado pelos municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, que abriga cerca de 85% da Mata Atlântica preservada do estado.

"O Litoral Norte de São Paulo, emoldurado pela Serra do Mar, é um território recheado de praias, ilhas, montanhas, cachoeiras e comunidades tradicionais. O Abeta Summit é uma grande oportunidade para fortalecer o turismo sustentável e conscientizar sobre o valor do nosso patrimônio natural", destacou Luiz Del Vigna, diretor-executivo da Abeta.

O espaço de exposições será gratuito e aberto ao público, reunindo estandes de destinos turísticos, artesanato e produção local.

Paraíso para o ecoturismo
Com mais de 150 praias, dezenas de cachoeiras, trilhas e áreas de proteção ambiental, o Litoral Norte oferece experiências como caminhadas ecológicas, mergulho, surfe, canoagem, ciclismo de montanha, rafting, escalada, birdwatching, whale watching e observação de fauna e flora. Além disso, os municípios têm investido em capacitação comunitária e projetos de turismo sustentável, aliando conservação e geração de renda.

Para o prefeito Mateus Silva, receber o evento reforça o papel de Caraguatatuba como polo estratégico. "O Abeta Summit projeta Caraguatatuba no cenário do turismo de natureza e aventura como destino preparado. Mais do que receber um evento, estamos construindo um legado de sustentabilidade e oportunidades para a população e visitantes", afirmou.

O presidente do Circuito Litoral Norte, Toninho Colucci, reforçou a importância da iniciativa. "O ecoturismo valoriza o patrimônio natural e cultural e é fonte de renda e empregos. Nosso compromisso é garantir crescimento com planejamento, responsabilidade ambiental e inclusão social", destacou.

Em 2024, a região registrou aumento médio de 6% na taxa de ocupação hoteleira e no ticket médio dos visitantes entre janeiro e novembro em comparação a 2023, confirmando o sucesso das estratégias de promoção e a atratividade dos cinco municípios.

Temas confirmados no Abeta Summit 2025

  • Palestra Magna: Turismo, mudanças climáticas e COP30

  • Painel Inspira: Turismo em Parques Naturais

  • Roda de Prosa: Braztoa Seeds - Desenvolvimento Sustentável da Região

  • Painel: Programa Aventura Segura Abeta (ICMBIO, Defesa Civil e Ministério da Justiça)

  • Encontros de Negócios

  • Dia de vida ao ar livre: visitas técnicas, oficinas e atividades na natureza

  • Apresentação Especial: Turismo nos Parques Estaduais do Paraná

  • Painel Técnico: Desenvolvendo Destinos de Natureza

  • Seminário Paulista de Trilhas (evento paralelo)

  • Encontro de Gestores Municipais de Turismo (evento paralelo)

  • Palestra: Como Financiar o Turismo Brasileiro de Natureza

  • Painel: O Turismo e o Poder Legislativo

  • Oficina: Concepção e Viabilidade de um Parque de Aventuras

  • Palestra: Qual o tamanho do mercado de Turismo de Aventura no Brasil?