Cidades do Circuito Litoral Norte destacam a importância do retorno da Semana Internacional de Vela 

O evento que fomenta o turismo regional, está com as inscrições abertas até o dia 19 de julho


O evento que fomenta o turismo regional, está com as inscrições abertas até o dia 19 de julhoO evento que fomenta o turismo regional, está com as inscrições abertas até o dia 19 de julho (Foto : Marco Yamin/Divulgação)

As cinco cidades da região turística, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, que fazem parte do Circuito Litoral Norte, estão apoiando a 48ª edição da Semana Internacional de Vela.

A competição, considerada a maior da América Latina, reunindo atletas olímpicos, profissionais e amadores, volta a ser disputada na cidade depois de dois anos. Na temporada passada, ocorreu a edição virtual de 2020, com o aplicativo Virtual Regatta e o Talks, série de palestras online sobre o mundo do mar.

Conhecida como a Capital Nacional da Vela, Ilhabela atrai velejadores brasileiros e de países vizinhos com seu regime de correntes e ventos no Canal do Toque-Toque, que faz da Ilha um local privilegiado para velejar e competir.

O evento está com inscrições abertas e podem ser realizadas através deste link até o dia 19 de julho. A competição principal ocorre entre 24 e 31 de julho no Yacht Club de Ilhabela.

Uma semana antes, entre 16 e 18 de julho, ocorre também a Semana de Monotipos, com barcos de classe olímpica, pan-americana e de vela jovem.

O evento é aberto a velejadores das classes convidadas: Sniper, Hobie Cat 16, Optimist, 420, Dingue, Laser Standard, laser Radical Masculino e Feminino, Laser 4.7, Open Bic, 29er, Kitesurf e Finn. E contará ainda com o "Campeonato Paulista das Classes 420 e 29er" e a "1ª Etapa do Circuito Rei da Ilha de kitesurf Hydrofoil".

"Nós estamos muito contentes com a volta da Semana de Vela de Ilhabela. O evento, além de movimentar grande parte dos velejadores, principalmente aqui da nossa região, do Brasil, traz também velejadores do Chile e da Argentina. E assim como a maioria dos eventos esportivos realizados em Ilhabela, traz muito turismo pra cidade. Os eventos esportivos são os que mais atraem turistas à nossa cidade fora da temporada. Então nós estamos contentes com o retorno das competições, esse ano nós vamos ter o tradicional Race Village, por conta ainda da pandemia, e as provas, todas elas, desde a Semana de Monotipos até a Internacional de Vela, seguirão todos os protocolos de saúde. Continuaremos pedindo o teste negativo da COVID-19 e todos velejadores de tripulações serão testados dois dias antes do início das provas", afirma o secretário de Esportes da cidade, Harry Finger.

Os esportes de vela, assim como o turismo náutico, de experiência, de base comunitária e de natureza, vêm ganhando destaque nas cidades integrantes do Circuito Litoral Norte com o objetivo de desenvolver uma atividade turística sustentável e segura nesse momento de retomada.

"Ficamos muito felizes com o retorno da Semana Internacional de Vela, um dos eventos que fazem parte da vocação do turismo esportivo da região do Litoral Norte. Com segurança, protocolos e público de alto nível, vemos que gradualmente os principais eventos que movimentam a economia local seguem retomando", acrescenta o presidente Interino do consórcio turístico, Gustavo Monteiro.

Rica em biodiversidade e atrativos naturais, a região turística também vem apostando em roteiros intermunicipais e integrados para oferecer cada vez mais atrações completas para os seus visitantes.