Conheça as praias de água doce do Nordeste

Para fugir do óbvio e ainda aproveitar o clima de praia, turistas optam pela água doce das praias nordestinas


As férias de verão atraem turistas de todo o mundo para as praias ao longo da costa brasileira. O mar e a areia são elementos que trazem paz e remetem ao descanso, porém nem todos compartilham desse sentimento. O sal da água pode ser um incômodo para quem gosta de se esbaldar na água e aproveitar ao máximo o ambiente, afinal, ele pode acabar irritando os olhos, a pele e os canais respiratórios, por exemplo. 

Para fugir do sal, as praias de água doce do Nordeste brasileiro são a opção perfeita. Feitas de rios, lagos e lagoas cercadas por dunas de areia branca, as praias de água doce criam paisagens lindas e ótimos locais para quem busca paz e descanso. Por possuir a maior reserva de água doce do mundo, no Brasil não faltam opções de rios para se banhar.

Lençóis Maranhenses (MA)

Uma das paisagens de água doce mais famosas do Brasil, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é composto por grandes lagoas cercadas por dunas de areia branca. As lagoas se formam durante a temporada de chuva, que enche os vales entre as dunas, formando uma paisagem digna de um oásis. 

Caraíva (BA)

Caraíva é uma pequena vila de pescadores localizada no sul da Bahia. O destino é muito conhecido por suas belezas naturais e seu estilo bucólico de pequena ilha, banhada pelo mar. No entanto, o que pouco se sabe é que às margens do Rio Caraíva forma-se uma das praias mais bonitas do local, com água doce e areia branca. É um destino ideal para quem busca férias de paz e calmaria.

Jericoacoara (CE)

Também conhecida por suas praias banhadas pelo mar, Jericoacoara é um dos principais destinos turísticos do Ceará. Para competir com as praias tradicionais, a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso se unem para formar uma praia de água doce, em meio às dunas de areia no Parque Nacional do Jeri. As águas doces e calmas do parque são ideais para visitar com a família, mergulhar e praticar stand-up paddle.

Para os turistas que desejam visitar a região Nordeste em busca das praias de água doce, é possível encontrar passagens aéreas baratas, especialmente para datas fora da alta temporada. Também é possível procurar hospedagens em pousadas típicas das regiões, que apresentam preços mais acessíveis e permitem uma imersão ainda maior na cultura local.