Gramado e Canela: explore os encantos da Serra Gaúcha com dicas imperdíveis para aproveitar a dupla mais famosa

Confira o roteiro de um final de semana pelas duas cidades e dicas de como aproveitar ao máximo a viagem


Quem planeja uma visita à Serra Gaúcha não pode deixar de conhecer as lindas cidades de Gramado e Canela, dois destinos obrigatórios para quem deseja aproveitar cenários de tirar o fôlego, um clima europeu e acolhedor, uma vasta cultura, diversas opções de passeios, uma rica gastronomia e arquitetura única.

Gramado fica a aproximadamente 2 horas de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e Canela é a cidade vizinha - fato que faz com que turistas de todas as partes do país busquem o local para viver experiências distintas em cada cidade.

Ambas são amplamente procuradas no inverno, mas possuem diversas atrações em todas as épocas do ano - principalmente no Natal, em que Gramado se destaca pelo famoso "Natal Luz", e na Temporada de Inverno de Canela.

Os destinos são ideais para aproveitar com a família ou desfrutar do clima romântico. Os apaixonados por vinho, frio, culinária típica e arquitetura irão amar. Para te ajudar a se preparar e explorar o melhor da Serra Gaúcha nessas duas cidades, desenvolvemos um roteiro com algumas dicas imperdíveis!

O que fazer em Gramado e Canela?

Opção é o que não falta, pois ao redor dessas cidades você encontrará mais de 100 atrações diferentes e que se renovam constantemente, por isso é importante definir muito bem o orçamento e o planejamento, para que você possa aproveitar tudo o que gosta.

Em dois dias, você poderá conhecer os principais pontos turísticos, mas, caso queira estender a viagem, também é possível. Confira abaixo:

1° dia - Gramado

Comece pela Rua Coberta e conheça as principais atrações da região, como a Rua Torta, o Museu do Festival de Cinema, a Praça das Etnias e a Igreja Matriz de São Pedro - e a romântica fonte do amor que fica atrás dela. Outra dica é ir à Casa do Colono experimentar o pão artesanal e as demais delícias locais.

Continue o passeio pelo Lago Negro, pela Casa de Cristais, se divirta no Mini Mundo e em suas diferentes miniaturas de eventos famosos, e, caso você seja um chocólatra, vá ao Mundo do Chocolate. O melhor é que tudo isso pode ser feito a pé.

Caso você aprecie um bom vinho, Gramado também tem excelentes vinícolas - a principal delas é a Vinícola Jolimont. Para o jantar, há diversas opções tanto para agradar a família com crianças quanto para casais.

2° dia - Canela

Você pode começar o dia com uma visão panorâmica do Vale da Ferradura no Skyglass. Depois visite o Parque do Caracol, em que você pode optar pelos bondinhos aéreos ou pela Cascata do Caracol. Na Catedral de Pedra, você poderá ter uma ótima vista da cidade e presenciar a arquitetura local.

Outras atrações, como o Mundo a Vapor, o Castelinho, o Mundo Gelado do Capitão e diversos restaurantes da região, também são ótimas opções de entretenimento.

Onde se hospedar?

Por serem cidades próximas, você poderá aproveitar as duas, independentemente de onde se hospedar.

A demanda por hotel em Gramado costuma ser mais alta, por conta das construções em estilo europeu, das lojas, dos restaurantes e dos demais pontos turísticos mais badalados. São diversas opções entre as mais rústicas e as mais sofisticadas.

Já Canela tem acomodações mais tranquilas, com amplo contato com a natureza e um clima serrano muito aconchegante.