O Que Torna Trancoso Tão Irresistível?

Será que são as praias e sua beleza natural?


Se você ama o clima tropical, o mar e um ambiente calmo e limpo, você vai adorar as vilas litorâneas do Brasil. As pequenas cidades e vilarejos, principalmente nas áreas litorâneas do estado da Bahia, são os refúgios tropicais ideais. Trancoso é uma dessas belas cidades litorâneas, e além de ser uma atração turística popular, é um dos destinos de férias favoritos dos ricos e famosos.

Chegando em Trancoso

Trancoso fica ao sul da cidade de Porto Seguro, que está bem conectada a outras partes do país por via rodoviária e aérea. Porto Seguro possui um aeroporto internacional e um porto marítimo frequentado por navios de cruzeiro.



Trancoso pertence ao município de Porto Seguro e fica a uma curta distância de carro da cidade de Arraial d'Ajuda, que tem um serviço de balsa para Porto Seguro. Saindo de Trancoso, a viagem de carro dura cerca até o aeroporto, e cerca de 40 minutos até a balsa. Por ser uma cidade frequentada por pessoas afluentes, Trancoso tem seu próprio aeroporto internacional, mas que opera somente para jatos particulares e helicópteros.

Destaques de Trancoso

Trancoso é uma cidade charmosa com uma praça tradicional chamada de Quadrado. A praça fica perto do oceano, e em seu lado voltado para o mar, encontra-se a igreja de São João Baptista, do século XVI. Missas são realizadas regularmente aqui, e casamentos também são comuns. É um local protegido pela UNESCO, e sua localização oferece as melhores vistas panorâmicas do mar na cidade.

O Quadrado é um lugar cativante. É chamado de praça da vila, mas na verdade é um exuberante gramado retangular cercado por árvores antigas e casas de pescadores tradicionais pintadas em cores brilhantes.

Embora a vila agora tenha se tornado uma pequena cidade, o Quadrado ainda mantém todo o seu charme rústico. Fica quase vazio durante o dia porque, neste período, o foco das atividades fica nas praias. Assim que o sol se põe, a festa muda para a praça; ela ganha vida e o comércio fica ocupado. Após o pôr do sol, você encontrará boa comida e pequenas lojas de artesanato, itens colecionáveis e roupas. Para quem busca uma vida noturna mais intensa ou deseja ir às compras, isso está disponível a uma curta distância em Arraial d'Ajuda.

O charme de Trancoso é reforçado pela beleza paisagística da região. O litoral aqui é cativante, com belas praias em meio a pequenas áreas montanhosas e falésias cobertas por florestas tropicais.

A Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros são as mais próximas do Quadrado. Passarelas de madeira por entre os manguezais te levarão até essas praias, que se estendem por vários quilômetros e cujas areias douradas e águas cristalinas as colocam em uma categoria exclusiva.  As praias de Trancoso são tranquilas e, com exceção de alguns restaurantes e bares de praia, são quase todas desertas. Ocasionalmente, você pode ver cavalos trotando ao longo da praia, com ou sem cavaleiros.

Uma curta viagem de carro por uma estrada de terra te levará à Praia do Espelho, uma das melhores do Brasil. Quando a maré recua aqui, cria numerosas lagoas rasas na areia, com água tão clara e parada que reflete como um espelho.

Trancoso e seus arredores estão dentro da área de proteção ambiental. Existem rígidas restrições à construção e, na maioria dos locais, não é possível construir mais de dois andares. Os residentes podem ter certeza de que sua charmosa cidade nunca se tornará uma selva de concreto.

Exceto na época festiva do Natal ao Ano Novo, Trancoso não costuma ficar lotada. Durante a época festiva, várias festas e eventos são organizados nas praias e uma grande multidão vem participar. Há um festival de música anual, que é realizado no Teatro L'Occitane no início de março. Músicos de origens variadas realizam concertos durante este festival.

A Vida em Trancoso

Independentemente de sua classe social, você nunca se sentirá desconfortável em Trancoso. Embora a população seja uma mistura de pessoas afluentes e comuns, não há divisão. A comunidade se dá bem, como uma unidade amigável onde ninguém se importa muito com seu status social. A energia aqui é muito boa, e você encontrará uma mistura saudável entre charme rústico e um estilo de vida sofisticado.

Devido a seu ambiente descontraído, beleza natural, ótimas praias e clima tropical quente e úmido, Trancoso é um excelente lugar para se ter uma segunda casa. É também um ótimo local para pessoas aposentadas que desejam viver num lugar tranquilo, com muito ar puro e um ambiente descontraído. Além disso, preenche todos os requisitos de uma boa casa de férias. Não é de se surpreender que várias celebridades tenham casas ou propriedades aqui.

O clima em Trancoso é melhor de dezembro a março. Durante esses meses, é fresco e seco, o que faz da cidade um refúgio de inverno perfeito. É ideal para pessoas em regiões frias que desejam uma segunda casa em um paraíso tropical longe da loucura das grandes cidades.

Imóveis em Trancoso


Trancoso tem um mercado imobiliário ativo e você encontrará de tudo, desde lotes não urbanizados e pequenos chalés a luxuosas mansões à beira-mar. Propriedades comerciais como casas de fazenda e grandes extensões de terrenos não desenvolvidos também estão disponíveis, mas geralmente ficam a alguma distância da cidade.

Propriedades no Quadrado são uma impossibilidade, a menos que você seja muito rico. As propriedades privadas aqui pertencem a pessoas como Anderson Cooper e Georgina Brandolini d'Adda, a herdeira da moda. Dito isso, uma mansão à beira-mar será ainda mais cara.

A uma curta caminhada das praias e do Quadrado, você pode comprar casas por menos de um milhão de reais. Nessa faixa, pode esperar por casas com três quartos, um quarto para funcionários e uma área de lazer privada com piscina.

Uma mansão em um condomínio de luxo vai custar de um milhão a três milhões de reais. Nesses casos, casas de entre três e quatro quartos totalmente mobiliadas perto da vila ou da praia. Você terá acesso a excelentes instalações recreativas.  Uma luxuosa mansão à beira-mar com no máximo quatro quartos custará mais de três milhões de reais.

Um lugar premium para se ter uma casa é o Terra Vista Resort, que é considerado um dos melhores resorts de golfe do continente. Itapororoca também é um lugar caro onde você encontrará alguns ótimos condomínios de resort, incluindo Fasano Trancoso. O Fasano Trancoso é um resort e empreendimento residencial de luxo com 100 hectares, localizado próximo à Praia de Itapororoca. É um projeto com um hotel de luxo, instalações de lazer, casas e loteamentos.

Considerando que um dia apenas 50 famílias moravam aqui e que não havia eletricidade até 1982, a pequena vila de pescadores de Trancoso percorreu um longo caminho. A tranquila e deserta cidade litorânea é um ótimo lugar para passar férias alegres e um lugar perfeito para comprar sua próxima casa.