Paraty é uma das cidades mais visitadas do Rio de Janeiro e um destino amplamente procurado em todas as épocas do ano, por conta de seu patrimônio histórico, artístico, gastronômico e cultural.
Além das belas praias, ilhas e cachoeiras, a cidade litorânea é uma das mais antigas do Brasil, possui um centro histórico muito bem preservado e uma arquitetura colonial que foi considerada Patrimônio Mundial pela Unesco em 2019. O título se deu graças à união entre natureza e tradição histórica.
Embora o movimento seja mais intenso durante o verão, diferentemente de outros destinos praianos, Paraty recebe turistas até mesmo em épocas mais frias, entre os meses de julho, agosto e setembro.
Isso porque a cidade abriga belezas e possui muitas possibilidades convidativas para quem desejar visitá-la, independentemente da estação. Quer saber quais são elas e como aproveitar Paraty no inverno? Continue a leitura!
Os melhores passeios de Paraty no inverno
Se o seu objetivo é conhecer um pouco mais sobre a história local, comece trilhando o Caminho do Ouro - uma estrada construída pelos escravos para escoar o ouro de Minas Gerais - , depois vá ao Centro Histórico e visite as igrejas, os casarões, museus e as ruas centrais com pedras originais que só podem ser percorridas a pé.
O roteiro gastronômico também é uma ótima opção, visto que a cidade é repleta de restaurantes e bares com música ao vivo e temática rústica, como o Quilombo do Campinho, por exemplo. Também é possível provar a cachaça artesanal de Paraty, mundialmente conhecida, em um passeio pela fabricação e por seus alambiques.
O cenário artístico pode ser contemplado nos ateliers dos artistas plásticos, pintores, escultores, artesãos e ceramistas da região. O ecoturismo também é uma boa alternativa, como o tradicional passeio de barco ou uma visita ao Paraty Sport Aventura, localizado em meio a mata atlântica, com diversas atividades.
Características do clima durante o inverno
As temperaturas não são tão baixas, devido a localização litorânea da cidade, então é possível que você consiga conhecer as belas praias, ilhas e cachoeiras da cidade em alguns dias mais ensolarados.
As noites apresentam temperaturas mais amenas e frescas, então, quando for arrumar as malas, é importante se prevenir e levar um casaco mais robusto, além de roupas leves e de banho.
Durante o inverno, as chuvas são mais raras de acontecer. E outra vantagem desta época do ano é que o cenário fica ideal para tirar muitas fotos, pois, além de ter poucas nuvens e sol o dia todo, a luminosidade é ótima.
Tipos de acomodações e como chegar a Paraty
A cidade é ainda mais diversa em termos de hospedagem, pois conta com estruturas de hotéis mais sofisticados e pousadas mais acolhedoras e simples. A localização também pode ser escolhida pelo turista, que pode optar por ficar próximo ao centro histórico, mais perto das praias ou mais afastado.
Ela fica localizada a 248 quilômetros do Rio de Janeiro e a 270 quilômetros de São Paulo - em uma média aproximada - , e pode ser acessada por ônibus, carro ou avião, dependendo do ponto de partida. A passagem para Paraty geralmente é acessível, mas os valores podem variar conforme a época do ano e a demanda.