Porto Alegre é uma ótima opção para a viagem de férias de inverno

Vale a pena visitar o Centro Histórico, o Mercado Público e a Orla do Rio Guaíba


Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, se torna um excelente destino de viagem para aproveitar o inverno. Também é válido visitar cidades vizinhas como Gramado e Canela para aproveitar as baixas temperaturas. Há diversas oportunidades para curtir Porto Alegre e muitas atividades culturais locais.

O Centro Histórico é um passeio precioso. Há uma série de pontos interessantes, como o Museu Júlio de Castilhos e a Catedral Metropolitana. Ao redor da Praça Marechal Deodoro, pode-se visitar o Palácio da Justiça, a Assembleia Legislativa e o Palácio Piratini. Também ficam por perto a Usina do Gasômetro e os museus Santander Cultural e Museu de Artes do Rio Grande do Sul.

É importante verificar a programação e as restrições, devido à pandemia. No entanto, visitar as edificações, mesmo que por fora, já vale a pena. Para aprender mais sobre a história local, é possível fazer um tour guiado. Há um que dura duas horas e conta um pouco da história do Centro Histórico, bem como locais interessantes da cidade.

Nada como conhecer Porto Alegre pela cozinha local. Visitar o Mercado Público é uma boa pedida para aprender mais sobre as comidas tradicionais gaúchas, já que vende-se cuias para chimarrão, erva-mate, além de outras iguarias gaúchas. Ele foi inaugurado em 1869 e apresenta bancas de todos os tipos. É possível comprar souvenirs e também aproveitar para fazer uma refeição em um dos restaurantes e lanchonetes de lá. Também dá para explorar outros restaurantes tradicionais de Porto Alegre, como o Gambrinus, funcionando desde 1889.

A Orla do Rio Guaíba apresenta numerosas opções, como o Museu Iberê Camargo, o Parque Marinha do Brasil e a Praça Itália. O Cais Embarcadero possui uma bela vista do rio e ainda reúne 14 restaurantes com gastronomia diversa. Há também barcos que fazem passeios turísticos pelo Guaíba.

Com a pandemia, muitos preferem evitar o transporte público, e uma boa alternativa para conhecer todos os lugares citados é apostar no aluguel de carros em Porto Alegre. Durante a viagem, é preciso continuar seguindo os protocolos de segurança e o distanciamento social. Há também em Porto Alegre sistemas de aluguel de bicicletas compartilhadas. É outra opção para explorar a cidade. O turista deve se informar sobre os planos de acordo com o número de dias que irá utilizar o serviço.  O ideal também é abusar dos passeios a pé, pois todo o Centro Histórico pode ser explorado andando e também é possível fazer outros passeios dessa forma.