Retomada do turismo: viajar sozinho ou por agência de viagem?

Com a pandemia da COVID-19 o setor do turismo foi um dos mais afetados, mas com a vacinação e queda dos casos e do número de óbitos, é possível ver a retomada do turismo


A retomada do turismo despertou uma grande procura por viagens e pacotes que oferecem o serviço. Mas, no meio disso tudo, o que é mais vantajoso? Viajar sozinho ou com uma agência de viagem?

Quando se planeja uma viagem é normal surgirem dúvidas sobre qual é a melhor opção. Nesses casos, é importante ter em mente que as duas modalidades oferecem vantagens e desvantagens.

Retomada do turismo e a escolha de viagem

Ao escolher viajar por conta própria, você se torna responsável por cuidar de cada detalhe, das passagens, do deslocamento, da hospedagem, reservas, passeios, etc. E com a opção pela agência de viagem, você compra um pacote e deixa tudo nas mãos da contratada.

Escolher entre essas duas opções depende do perfil do turista, do tipo de viagem, do lugar que ele quer conhecer, do tempo que pretende passar viajando, entre outros. Além disso, com a retomada do turismo é preciso ter atenção aos cuidados sanitários do destino, às documentações solicitadas e as promoções.

Vantagens e desvantagens de viajar por conta própria

Viajar sozinho costuma oferecer mais autonomia e controle sobre a sua jornada, mas para viajar por conta é preciso ter planejamento e estar preparado para imprevistos que podem acontecer, pois como não é possível contar com um agente, você terá que resolver os problemas.

Vantagens e desvantagens de viajar por agência

Os pacotes de viagem oferecem ao cliente toda ajuda necessária e com a retomada do turismo, existem muitas ofertas de viagem disponíveis. Entre as suas vantagens estão:

  • Ter a quem recorrer em caso de imprevistos;
  • Suporte para a escolha do destino, passagens, hospedagem, passeios, entre outros;
  • Suporte para se comunicar com estrangeiros;
  • Possibilidade de pacotes personalizados;
  • Opção de parcelamento da viagem.

Por fim, ao escolher essa opção, é preciso estar ciente que haverá passeios e horários pré-definidos.