Situada no coração do interior paulista, Campos do Jordão se destaca como o município brasileiro de maior altitude, com imponentes 1.628 metros acima do nível do mar. Ao longo dos anos, consolidou-se como um dos destinos prediletos dos brasileiros para as férias de inverno, atraindo visitantes em busca de seu clima ameno durante o dia e do friozinho característico à noite, quando os termômetros podem registrar temperaturas abaixo de zero grau.
Em 29 de abril de 2024, a cidade celebrou seu 150º aniversário, oferecendo aos visitantes uma variedade de atividades ao longo do ano. Além do prestigiado festival de música clássica, programado para começar em 29 de junho, há uma infinidade de opções de lazer para todos os perfis de viajantes, desde famílias e casais até o público 60 e os amantes de animais de estimação.
Campos do Jordão é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza, com inúmeras atividades ao ar livre, como passeios a cavalo e caminhadas pelas trilhas de seus diversos parques públicos e privados. Para aqueles que buscam descanso e contato com a natureza, a cidade oferece uma ampla variedade de hospedagens, desde hotéis luxuosos até aconchegantes pousadas, além de uma ciclovia que percorre a avenida principal e um pitoresco passeio de bondinho de 40 minutos saindo do famoso bairro turístico de Capivari até o portal da cidade.
A gastronomia é outro ponto alto de Campos do Jordão, com uma diversidade de opções que vão desde carnes, aves e massas até pratos veganos. Durante a temporada de inverno, as trutas, os fondues e os pinhões se destacam nos cardápios dos restaurantes, assim como os tradicionais chocolates caseiros e as cervejas artesanais.
Localizada a 173 km de São Paulo, 350 km do Rio de Janeiro e 500 km de Belo Horizonte, Campos do Jordão é facilmente acessível pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro. Além disso, com a retomada dos voos partindo do Aeroporto Tom Jobim (Galeão) no Rio de Janeiro para o Aeroporto de São José dos Campos, que fica a cerca de 80 quilômetros de Campos do Jordão, os visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo têm acesso facilitado a este icônico destino de inverno.
Em 2023, a cidade registrou um aumento significativo no fluxo de turistas, com crescimento de 11,5% em comparação a 2019, antes da pandemia da COVID-19, recebendo aproximadamente 5,5 milhões de visitantes que desfrutaram das belezas da Serra da Mantiqueira.