Viajar para novos lugares pode proporcionar momentos incríveis, mas viajar com o intuito de conhecer diferentes culinárias e restaurantes renomados pode garantir experiências excepcionais. Isso é o que chamamos de turismo gastronômico. No Brasil, essa modalidade vem conquistando o coração dos viajantes e destacando alguns destinos frequentemente procurados com essa finalidade.
O turismo gastronômico permite experimentar novos sabores e vivenciar novas tradições, culturas e histórias, através das comidas típicas de cada localidade. Muitos amantes da culinária também adoram embarcar para locais e ir até os restaurantes de chefs renomados, como aqueles que possuem estrela Michelin.
O Brasil é um país muito rico quando falamos de diversidade. Em cada região, é possível se deliciar com pratos e temperos diferentes, que ecoam as heranças culturais que moldaram a identidade gastronômica de seus territórios. A seguir, estão descritos os principais destinos de cada região do país, para se aventurar em uma jornada cheia de sabores.
Turismo gastronômico no Norte
A culinária do Norte tem muita história e autenticidade, além da abundância de ingredientes locais. Em destaque, está o estado do Pará.
Pará:
Possui iguarias como o tucupi, a maniçoba, a castanha-do-pará, o cupuaçu, o tucumã e o tacacá, que ficou conhecido nacionalmente após o lançamento da música "voando pro Pará", da cantora Joelma, que é natural do estado. O açaí, original da região, aqui é consumido de forma diferente; os paraenses costumam comê-lo durante o almoço ou jantar, acompanhado com farinha de tapioca e peixe.
Turismo gastronômico no Nordeste
Os estados do nordeste são um dos principais centros gastronômicos do Brasil. Os nordestinos são famosos por fazer comida boa e cheia de personalidade, principalmente na Bahia. Agora em abril, o Sul do estado recebe a 4ª edição do Festival Raízes de Porto Seguro, com uma explosão de sabores e o melhor da culinária local.
Bahia:
Para quem gosta de um bom tempero com um toque apimentado, a Bahia pode ser uma boa escolha para visitar. Sua culinária, muito conhecida e requisitada, tem como as estrelas principais o acarajé, abará, vatapá, mungunzá, cocada e muito mais.
Turismo gastronômico no Sudeste
No Sudeste, estão os únicos restaurantes brasileiros com estrela Michelin, localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo, entretanto, há muito mais para explorar nesta região.
Minas Gerais:
A culinária mineira já foi considerada a melhor do Brasil em muitos rankings. Famosa pelo pão de queijo, doce de leite, frango com quiabo, cachaça, feijão-tropeiro e, claro, os melhores queijos, Minas tem muito mais a oferecer, com seus pratos acolhedores com toque de uma boa comida caseira.
Turismo gastronômico no Sul
Já no Sul a gastronomia é fruto de muitas heranças europeias, com influências alemãs, italianas, polonesas, ucranianas e holandesas.
Rio Grande do Sul:
Ao visitar este lugar, é indispensável experimentar o chimarrão, uma das bebidas típicas de lá. Já em relação aos pratos, os gaúchos se garantem no churrasco, arroz carreteiro, galeto na brasa e paçoca de pilão.
Turismo gastronômico no Centro-Oeste
Na região Centro-Oeste, os pratos remetem à cultura caipira. Apesar de simples, são muito saborosos. Lá, Goiás é um dos destaques.
Goiás:
Goiás possui muitas comidas e frutas típicas como goiaba, caju e jabuticaba, que são muito usadas para fazer doces. Lá, os pratos principais são: empadão goiano, arroz com pequi, guariroba, frango caipira, pamonha e pacu assado.
No geral, o turismo gastronômico no Brasil garante uma diversidade de experiências sensoriais. Para imergir nessa vivência, uma dica é buscar pacotes de viagens online que facilitem essa experiência e a tornem mais proveitosa e econômica.