"Então é Natal e o que você fez? Resistiu!"


"Então é Natal, oque você fez? O ano termina..." é o que diz a canção, e não diferentemente dos anteriores, a forte marca da violência, continua uma realidade triste e longe de terminar.

A principal vitima continua sendo a juventude, conforme o Mapa da Violência 2013 - Homicídios e Juventude no Brasil, do autor Júlio Jacobo Waiselfisz 

Segundo os dados apontados 26,8% dos óbitos é atribuível a causas naturais (doenças, súbitos, etc.) e os 73,2% restantes, distribuídos em 39,3% de homicídios, 20,4 % de acidentes de trânsito e 3% em suicídios.

O jovem brasileiro negro e pobre, representam 70% do total de mortes, podendo se considerar uma epidemia.

O ano de 2012 iniciou com a tragédia de Santa Maria, que chocou o Brasil e o mundo, e muito pouco foi feito, para se evitar que outros fatos venham se repetir. Temos violências no lar, nas ruas, nas baladas, nos estádios de futebol, no trânsito, onde quer que a juventude se encontre, e cada vez crescendo mais. É preocupante, é alarmante! É decepcionante! Cada jovem que é extirpado do mundo, é uma parte de nós que também se vai! Ou você têm dúvidas?

Quando se aproxima eventos festivos, férias, feriados, as estatísticas só aumentam, faltam politicas públicas, falta proteção básica à família e sobra espaço na Penitenciária da Papuda.

Acredito particularmente que podemos somar para reverter estes números, inclusive esta é a especial missão da família cristã. A partir da convivência em nossas próprias casas, com a busca diária do entendimento com os filhos, entre os esposos.

Vamos lembrar que fomos jovens, e que acreditávamos que iríamos mudar o mundo, criar o nosso próprio, do nosso jeito, divertido, sem “caretices ou cretinices”, um lugar “legal” de se viver, muito “rock and rool” (anos 70/80/90) e diversão, pena que esta parte de mudar o mundo, deixamos pra trás, bem atrás...

“Então, é Natal, e o que fazer? O ano termina”! As celebrações acontecem, muita luz, confraternizações, que até nos falta espaço na agenda! Lista de presentes, amigo secreto, preparação da ceia em família, espirito altruísta, “campanhas de natal”, etc...

“Então, é Natal, e o que fazer? O ano termina”! Experimente voltar seu olhar, seus esforços, sua disposição para perceber, que o Natal, começou a partir do encontro de dois jovens, apaixonados, especiais, e de um Menino, que por muito pouco também não foram exterminados, que tiverem que se esconder para se proteger. Olhe bem, preste atenção à família de Belém, pois pra cumprirmos nossa missão, vamos precisar de muita ajuda, não será fácil, mas temos o remédio, o amor, a fé, e a esperança, temos mais um ano do nascimento de Jesus! Você sabe o que precisa fazer, vá em frente!

“Então, é Natal, e o que você vai fazer? O ano termina, mas outro já vem!” Muitos jovens que iniciaram este ano, não celebrarão o Natal, viraram estatísticas, e somos solidários! Agora queremos vida digna, longa e próspera para nossos jovens, e vamos lutar por isso!

“Então, é Natal, faça o melhor que puder! O ano termina, mas outro, já vem!” É possível cultivas flores no concreto desumano do mundo....Acredite...
Feliz Natal...

Alexandre Faria
Consultor em Gestão de Negócios