O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que a vida em família é uma iniciação à vida da sociedade e, assim também, a Igreja Católica apresenta a família como a "igreja doméstica".
Não nascemos para viver só, por isso, somos agraciados com a família, que se torna nossa primeira escola, comprometida com os valores sociais e desafiada a construir cidadãos de dignidade.
Deus desejou uma família e preparou a família de Nazaré para ser o seu lar e ensinar a todos os homens os valores da convivência familiar.
Que nenhuma instituição substitua o valor da família e cabe a nós não deixarmos que forças externas atinjam o que de mais sagrado uma família tem.
É nesse santuário da vida que aprendemos, todos os dias, a bondade, o amor, o respeito e tantos outros valores, fortalecendo seus membros no combate às dificuldades. Por isso a família tem esse valor imprescindível.
Que possamos cuidar mais de nossos lares, que tenhamos mais tempo para conviver com nossos familiares, que não deixemos destruir o que de mais sagrado possuímos. É tempo de cuidar mais das relações conjugais, da convivência entre pais e filhos e de trazer a presença de Deus para a convivência do dia-a-dia.
Que nossas famílias celebrem, diariamente, a beleza de serem portadoras das bênçãos e graças de Deus.