Fraternidade e a superação da violência


Com o lema: “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8), a Campanha da Fraternidade nos apresenta neste ano de 2018, o grande desafio da superação da violência.

É muito rica em nosso País, a oportunidade de ter, junto do tempo da Quaresma, uma campanha que nos leva a refletir sempre algum aspecto que precisamos dar mais atenção em âmbito social.
Neste ano, somos provocados a refletir e agir na busca da superação da violência e de quantas são as formas de violência que encontramos em nosso meio social. O grande desafio começa na educação que se dá em cada lar e na educação para os valores da vida e do respeito que é preciso ter.


Precisamos educar nossas crianças, para que vivam o respeito às diferenças, o respeito para com os valores e assim, cresçam com mais qualidade de vida. Mas como educa-los se, em nosso comportamento, somos os primeiros a mostrar impaciência, intolerância e tamanha indiferença?


Não basta procurar onde se encontram as falhas, é muito cômodo dizer que o problema está do lado de fora, desviando-nos dos nossos primeiros compromissos como seres humanos.
Deus nos fez para o amor. Deus nos deu o paraíso como nossa primeira morada, mas isso foi pouco para nós e transformamos tudo o que era harmonia em violência.
Acordamos e dormimos todos os dias escutando tantas notícias de ataques, de violência, de morte e parece que isso já faz parte do nosso cotidiano, minando qualquer desejo de buscar um mundo sem violência.


É preciso ter a coragem de construir uma nova civilização do amor, onde o perdão supere o ódio, onde a vingança dê lugar à reconciliação, recorda-nos uma bonita oração eucarística.
A superação da violência começa bem dentro de cada um! Escolha o bem ou mal, escolha ser Deus ou escolha o caminho mais fácil do pecado, abrindo mão do Reino de Deus.