Recorda-nos a Palavra de Deus que José era um homem justo e fiel.
Sabedor da gravidez de Maria, resolveu abandoná-la em segredo, mas o anjo do Senhor, num sonho, garante-lhe que tudo isso era obra de Deus e motivou o coração do carpinteiro para abraçar Maria e o Menino que Ela esperava.
São poucos os relatos sobre a vida de José, mas o suficiente para saber o quanto a bondade do seu coração, inspirou as atitudes de Jesus. Com certeza, o Nazareno pode colher das atitudes do seu pai na terra, muito da bondade, da fidelidade e da justiça.
Hoje celebramos, com toda a Igreja, a grande festa de São José, patrono da Sagrada Família, que nos inspira a vivermos como famílias santificadas, famílias que podem viver a construção dos valores como dom maior, não se amedrontando diante das muitas ameaças que recebem.
São José inspira os corações dos esposos e pais a assumirem todos os desafios, quando se trata de proteger a própria família de todos os riscos e todas as agressões externas que podem roubar nossa paz.
Como é bonito encontrar uma família que valoriza a convivência diária, ora junta em alguns momentos do dia-a-dia, busca um caminho de formação dentro dos valores morais. São dessas famílias, que esperamos a dignidade das pessoas, a continuidade de uma sociedade mais justa e fraterna. Por isso, São José se torna esse modelo universal para todos os lares. Que São José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, interceda pela nossa Igreja, para que também sejamos guardiães da fé de todos os nossos irmãos e irmãs na fé. Que Ele interceda pelas famílias e as guarde de todos os perigos e males.