Um Deus de humildade

"Quem quiser ser o maior entre vós, seja aquele que vos serve" (Mt 20,26)


O que me fascina no Deus da minha fé, o que me encanta no Seu modo de se relacionar com seus filhos e filhas, é a Sua fascinante maneira de se fazer humilde e tão próximo de todos. É só olhar o comportamento assumido por Jesus, o Seu modo humano e simples de se relacionar com todos, que identificaremos o rosto misericordioso e atento do Pai, que demonstra um amor infinito a todo momento, por todas as criaturas, mesmo para com aquelas que se mostram fragilizadas pelos seus erros.

E Jesus assim nos ensina: "Quem quiser ser o maior entre vós, seja aquele que vos serve" (Mt 20,26), um ensinamento difícil de ser assumido, pois a tentação de ocupar o lugar do Senhor, de aparecer como alguém especial, de buscar seguidores e admiradores, de pensar que tudo depende de nós, é sempre muito forte em nosso comportamento.

Recordemos o que Deus fez com muitos dos seus filhos, como provou alguns tantos, pois Ele espera somente isso de nós: que sejamos homens e mulheres de um coração carregado de bondade e humildade. Deixemo-nos ser provocados pelos Seus ensinamentos, "sejamos misericordiosos como Deus é misericordioso", Ele nos ensinará.

Gosto de recordar a figura de Abraão, obediente a Deus, deixando sua casa, sua terra, mas não deixando sua história. É provado por Deus, quando oferece seu próprio filho como oferenda por essa obediência e Deus então vê que Abraão é um homem de fé, de obediência e de humildade.

É preciso acolher o que o Senhor nos pede, ouvir, dialogar, submeter-se e confiar. Deus não exigirá nada que não possamos oferecer. Ele nos conhece, Ele tudo sabe. Em muitas das provações que passamos, Deus está atento ao nosso coração, atento a dor que sentimos. Não tenhamos receio de nos aventurar nessa fascinante e encantadora presença amorosa e acolhedora do Pai.